TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Na Educação Fisica

Artigos Científicos: Filosofia Na Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  369 Visualizações

Explique o que são os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e seus objetivos.

Resposta Esperada - São referências para os ensinos fundamental e médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.

- Quando tratamos sobre a Educação, a Filosofia não acontece de maneira isolada, porém não devemos considerá-la num papel de assessoria metodológica. Contribuindo com a Educação, a Filosofia aparece como instrumento de articulação cultural, favorece o entendimento de que o sujeito é um personagem social, com consciência, assim a Filosofia incentiva o pensar e repensar a cultura, de maneira autônoma e crítica. A Filosofia favorece a busca pelo reconhecimento da identidade social e compreensão crítica da relação homem-mundo. Ainda sobre os fundamentos que integram o campo da Filosofia, de que maneira Sócrates e Platão contribuíram para a construção do Pensamento Filosófico?

Resposta Esperada - O acadêmico poderá tratar sobre as contribuições indicadas por Sócrates, reportando-se à Ironia, à Maiêutica e a Platão, tratando sobre o Mito da Caverna que tenta desvalorizar os mitos que se sustentam na pretensão de domínio e de poder, oculto pela sociedade tecnocrática, entre outros detalhes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com