TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.414 Palavras (18 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos Pitágoras, que além de matemático, também exerceu papel importante na física, na química e até como líder religioso, é um indivíduo de grande influência na matemática, que de inúmeras descobertas, inventou o teorema de Pitágoras que descreve uma relação existente no triângulo retângulo.

Para físico escolhemos Arquimedes que além de físico é considerado um dos pais da engenharia, por ter contribuído no desenvolvimento dos princípios básicos da engenharia. Entre conceitos e descobertas, observamos sua contribuição na área bélica, e não só nesta área, mas também nos ramos alimentícios, farmacêuticos e químicos com o parafuso de Arquimedes que é utilizado para dosagem de ingredientes que não podem ter contato humano.

Para filósofo escolhemos Aristóteles, que é considerado um dos maiores filósofos que já existiu. Ele que foi capaz de influenciar grandes nomes, desde cientistas á imperadores, em sua época e até os dias de hoje, como por exemplo: Alexandre Magno, Al-Farabi, Alberto Magno, Copérnico, Galileu Galilei, Ptolomeu, entre outros. Sua obra não só influenciou estas pessoas, mas também outras culturas, como a islâmica, a cristã, a ocidental e a ciência em geral.

6

1. Pitágoras (Matemático) 1.1 Biografia Nascido entre 570-80 a.C. na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna na Grécia), a biografia do matemático e filósofo grego Pitágoras é marcada por diversos relatos e fatos não comprovados pela História, como por exemplo, viagens e contatos com as culturas orientais. Uma dessas viagens foi para o Egito, aonde ele se impressionou com as pirâmides, assim desenvolvendo o importante Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Consequentemente, ele conseguiu mostrar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa (a²+b²=c²). Catetos: a e b Hipotenusa: c Figura 1 – Triângulo Retângulo Em 532-31 a.C. Pitágoras foi para a Itália e fundou uma escola mística e filosófica em Crotona, colônia grega, cujos princípios foram determinantes para a evolução da matemática em geral e da filosofia ocidental, sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial. Porém, além disso, Pitágoras tinha como intenção fazer com que a educação ética da escola se ampliasse e se tornasse uma reforma política, com o passar dos anos ele conseguiu tal feito, porém isso levantou oposições contra ele. Há relatos que devido ao constrangimento, ele mudou-se de Crotona para Metaponto, mas outros relatos dizem que ele foi expulso de Crotona e ai sim se mudou para Metaponto, aonde morreu anos mais tarde, provavelmente em 497-96 a.C.

7

Alguns estudiosos acreditam que Pitágoras tenha sido casado com uma de suas alunas, a física e matemática grega Theano. E que logo após a morte de Pitágoras, ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica. 1.2 Idéias, Teorias e/ou Leis Elaboradas Segundo a escola de Pitágoras, o princípio essencial de que são compostas todas as coisas, é o número, ou seja, as relações matemáticas. Para eles, as coisas eram constituídas da soma de pares e ímpares - os números pares e ímpares expressavam as relações que se encontram em permanente processo de mutação, era considerado como a essência das coisas, criando noções opostas (limitado ou ilimitado / perfeito ou imperfeito). A partir da observação dos astros a escola pitagórica sugeriu que uma ordem domina o universo. Evidências disso estariam no dia e noite, na mudança das estações e no movimento circular e perfeito das estrelas. Com isso concluíram que a Terra é esférica. Essa filosofia baseou uma doutrina chamada Filosofia explanatória Cristo-Pitagórica, que nada mais era do que doutrina Cristã com bases em Cristo em conjunto com filosofia de Pitágoras. Essa filosofia pregava na existência de outros planos espirituais, além deste, com que se pode fazer contato com seres mais evoluídos. Ela também prega que de tempos em tempos um desses seres evoluídos desce no plano terrestre para trazer ensinamentos de paz e altruísmo. Pitágoras com a ajuda da música e da matemática descobriu em que proporções uma corda deve ser dividida para a obtenção das notas musicais no início, sem altura definida, sendo uma tomada como fundamental e a partir dela, gerar a quinta e terça através da reverberação harmônica. Prendendo-se a metade da corda, depois a terça parte e depois a quinta parte conseguiremos os intervalos de quinta e terça em relação à fundamental, a chamada série harmônica. À medida que subdividimos a corda obtemos sons mais altos e os intervalos serão diferentes. Descobriu ainda que frações simples das notas, tocadas juntamente com a nota original, produzem sons agradáveis. Já as frações mais complicadas, tocadas com a nota original, produzem sons desagradáveis.

8

Mas realmente a maior descoberta de Pitágoras foi em relação ao domínio da geometria, como já falado anteriormente a descoberta do teorema de Pitágoras. Dentre muitas coisas, os pitagóricos descobriram propriedades interessantes e curiosas sobre os números. Uma delas são os números perfeitos que são a soma dos divisores de determinado número com exceção dele mesmo, é o próprio número.

Exemplos:

- Os divisores de 6 são: 1,2,3 e 6. Então, 1 + 2 + 3 = 6. - Os divisores de 28 são: 1,2,4 ,7,14 e 28. Então, 1 + 2 + 4 + 7 + 14 = 28. Pensamentos de Pitágoras: - Não é livre quem não consegue ter domínio sobre si. - Todas as coisas são números. - Aquele que fala semeia; aquele que escuta recolhe. - Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem. - Educai as crianças e não será preciso punir os homens. - A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar é aproximar-se de Deus. - A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus. - Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues. 1.3 Impactos Há relatos que a palavra Matemática (Mathematike, em grego) surgiu primeiramente com Pitágoras, que a concebeu como um sistema de pensamento, focando em provas dedutivas, tendo como significado conhecimento, aprendizagem, estudo. Atualmente é frequentemente definida como o estudo de padrões, quantidades, estruturas, variações e espaço. Inicialmente a matemática era uma mistura de geometria Pitágoras gostava muito de viajar para lugares diferentes e essas viagens tinham

9

como objetivo a ampliação de seu conhecimento que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com