TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

Por:   •  17/5/2015  •  Bibliografia  •  6.573 Palavras (27 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PAULISTA

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

ADRIEL MIRANDA SILVA - RA: C09088-3

“Atividades Práticas Supervisionadas”

1º semestre – 2014

1º Período.

 Engenharia – Ciclo Básico

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

BRASÍLIA

2014

SUMÁRIO [pic 1][pic 2]

1 FILÓSOFO ARISTÓTELES............................................................................

02

1.1 Biografia de Aristóteles (384 – 322 a.C)......................................................

02

1.2 Principais teorias de Aristóteles...................................................................

04

2 MATEMÁTICO PITÁGORAS..........................................................................

08

2.1 Biografia de Pitágoras (570 – 497 a.C)........................................................

08

2.2 Principais teorias de Pitágoras.....................................................................

10

3 FÍSICO ARQUIMEDES....................................................................................

13

3.1 Biografia de Arquimedes (287–212 a.C)........................................................

13

3.2 Principais teorias de Arquimedes.................................................................

15

4 IMPACTOS PRODUZIDOS, PELAS TEORIAS DE ARISTÓTELES, PITÁGORAS E ARQUIMEDES NA SOCIEDADE DE SUA ÉPOCA E NOS TEMPOS ATUAIS..............................................................................................

18

5 DISSERTAÇÃO SOBRE O EFEITO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE ENVOLVIDA NO TRABALHO.......................................................................................................

21

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................

23

ANEXO...............................................................................................................

24

Planilha com cálculo solicitado sobre a descoberta do físico Arquimedes encontra anexada com arquivo com Excel........................................................

25

1 FILÓSOFO ARISTÓTELES

1.1 Biografia de Aristóteles (384 – 322 a.C).

Aristóteles foi um filósofo grego, aluno do filósofo Platão e considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.

            Nasceu em Estágira, na Macedônia, antiga região da Grécia. Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas III. É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da atividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava há dez gerações. Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, foi para lá prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Sócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela Academia platônica e nela permaneceu 20 anos, até 347 a.C., ano que morreu Platão. Afirmava Platão Minha Academia e composta de duas partes: o corpo dos alunos e o cérebro de Aristóteles.

             Foi chamado por Augusto Comte de "o príncipe eterno dos verdadeiros filósofos", por Platão de "o leitor" (pela avidez com que lia e por se ter cercado dos livros dos poetas, filósofos e homens da ciência contemporâneos e anteriores) e, pelos pensadores árabes, de o "preceptor da inteligência humana". Por ter estudado uma variada gama de assuntos, e por ter sido também um discípulo que em muito sentidos ultrapassou o mestre, Platão, é conhecido também como o filósofo.

              Aristóteles figura entre um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental, ao lado de Sócrates e Platão, que transformaram a filosofia pré-socrática, construindo um dos principais fundamentos da filosofia ocidental. Aristóteles prestou contribuições fundamentais em diversas áreas do conhecimento humano, como a geometria, botânica, astronomia, medicina, ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural e sobretudo lógica.

Ele escreveu diversas obras, nas quais mudou as doutrinas do mestre. Mas apenas 47 resistiram ao passar dos anos, alguns incompletos. Seus estudos sobre cada ciência foi importante para determinar um campo específico de pesquisa, criando o seu desenvolvimento. Procurando explicação com o raciocínio a todos os fenômenos do Universo. A filosofia de Aristóteles abrange a natureza de Deus (Metafísica), do homem (Ética) e do Estado (Política).

Quando Platão morreu, em 347 a.C., Aristóteles, depois de vinte anos de Academia, já era importante e deveria ser o substituto natural do mestre, na direção da Academia. Porém foi rejeitado por ser considerado estrangeiro. Decepcionado, deixou Atenas e foi para Atarneus, na Ásia Menor, onde se tornou conselheiro de estado de seu antigo colega, o filósofo e político Hermias. Casou-se com Pítia, filha adotiva de Hermias, mas entra em choque com a sede de riqueza do amigo, em contraste com seus ideais de justiça. Quando os persas invadiram o país e crucificou seu governante, Aristóteles mais uma vez ficou sem pátria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (266.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com