TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.

Monografias: FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  7.051 Palavras (29 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 29

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO FISIOTERAPIA

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.

Cicera Maraia da Conceição – RA:C2145J-8

Clécia Ramos Ferreira – RA:C2274F2

Dieisson Rodrigo Custódio Alves – RA:C0997a-5

Laís Fernanda Farias – RA:C281ID-3

Newton Yukio Hirayama – RA:c2317h-8

Jundiaí – SP

2014

Cicera Maraia da Conceição – RA:C2145J-8

Clécia Ramos Ferreira – RA:C2274F2

Dieisson Rodrigo Custódio Alves – RA:C0997a-5

Laís Fernanda Farias – RA:C281ID-3

Newton Yukio Hirayama – RA:c2317h-8

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.

Jundiaí – SP

2014

Sumário

Proposta do Trabalho 2

2. Aristóteles 3

2.1 Biografia 5

2.2 Principais ideias de Aristóteles 5

2.3 Teoria dos quatro elementos 5

2.4 Teoria da Escravidão 7

2.5 Teoria da Respiração 8

3. Tales de Mileto 9

3.1 Biografia 9

3.2 Principais ideias de Tales de Mileto 12

4. Sócrates 14

4.1 Biografia 14

4.2 Principais ideias de Sócrates 16

5. Análise da função matemática 19

6. Os impactosna sociedade 21

7. Conclusão 25

8. Fontes Bibliográficas.....................................................................................27

1. PROPOSTA DO TRABALHO

Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de Engenharia para as Atividades Práticas Supervisionadas – 1º semestre de 2014. Nele, relacionamos conteúdos de Matemática, Filosofia e Física.

Aristóteles, Tales de Mileto e Sócrates foram sem dúvidas essenciais para o avanço dos estudos em muitas faculdades no mundo. Neste trabalho será discutida a vida e obra do filósofo, matemático e físico, respectivamente, bem como as principais ideias e os impactos que esses gênios causaram na sociedade.

Cada pensamento, ideia e momento que eles passarão foram importantes para formação do pensamento de cada um deles. E através da biografia entenderemos o porquê de suas teorias e o impacto que elas estão causando na sociedade atual.

2. ARISTÓTELES

2.1 BIOGRAFIA

Aristóteles foi um filosofo grego nasceu em 384 A.C. na cidade de Estágira, e faleceu em 322 a.C. .Filho de Nicômaco, seu pai era médico do rei Amintas,como isso teve privilégios para seus estudos.

Com apenas 17 anos em 367 a.C, foi para academia de Plantão em Atenas, onde passou vinte anos, iniciou como discípulo (discípulo é aquele que recebe disciplina, uma pessoa que adquire uma determinada doutrina, exemplo básico: aluno), e depois foi professor até a morte do mestre. Como seu pai era médico Aristóteles deve ter pegado o gosto aos conhecimentos experimentais e da natureza, e assim como metafísico.

Depois de permanecer muito tempo em Atenas, Aristóteles se afastou por doze anos, e foi para a Ásia menor ainda solteiro, onde ficou em uma comunidade de Platônicos em Assos (Trôade). Reinava sobre Assos e Atarneo, onde fez corte três anos. Casou com a irmã de Hérmias chamada Pítias, sua mulher morreu primeiro, depois se casou novamente e a sua segunda mulher se chamou com Hérpilies. Com ela teve um filho chamado Nicômaco, e dedicou a este filho o livro “Ético a Nicômaco”. Naquela época estava ocorrendo no mundo transformações, e helênica, que se unificou.

Felipe II que era o rei da Macedônia (356 a 336 A.C.) criou um exército poderoso. E foi se aliando a algumas cidades gregas, aproveitando as velhas discórdias. Assim conseguiu derrotando Atenas e Tebas, em Queronéia no ano de 338 A.C.. Quando reunião as cidades gregas, para um Congresso Corinto, onde sempre discutia sobre a guerra conta o Império Persa, que ocupava as cidades gregas da Ásia Menor.

Aristóteles teve uma grande oportunidade no ano de 343 A.C. para a corte do Rei Felipe II, na cidade de Pela, para se educador de seu filho Alexandre conhecido como O Grande). Ficou nessa função apenas dois anos, depois que aconteceu o inesperado assassinato do Rei Felipe II.

Com essa tragédia, com apenas vinte anos o jovem Alexandre teve que assumir o trono deixado pelo seu pai por volta de 336 A.C.. Assim partiram para Bósforo, para conquistar o império persa. Tiveram sucesso, venceu a Dario na batalha de Granico. Estabeleceu sua capital em Babilônia. No Egito fundou a Alexandria, que passou a ser um grande centro cultural. A estrutura política estava mudada, o que não demoraria a ter repercussão na filosofia.

Sem qualquer função onde estava Aristóteles na Macedônia, Aristóteles voltou para a Atenas por volta de 335 A.C., com a companhia de um grande homem do saber chamado Teofrasto.

Sempre Aristóteles era auxiliado por Alexandre, sempre que precisava. Assim fundou o Liceu, uma escola própria no ginásio Apolo Liceu.

Por volta de Dez anos depois que abriu a sua escola, Aristóteles fez em sua própria escola um centro de adiantados estudos, em que os mestres distribuíam especialidades, e também com ciências positivas. Com apenas treze anos de reinado falece o Alexandre ( 323 A.C.), assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com