TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fingura De Linguagem Ihering

Trabalho Escolar: Fingura De Linguagem Ihering. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Figuras de Linguagem

1- O direito só reina quando a força despendida pela justiça para empunhar a espada corresponde á habilidade que emprega em manejar a balança.

2- Milhares de homens passam sua vida de modo feliz e sem luta, não nos compreendiam, porque o direito foi sempre para eles o reino da paz e da ordem.

3- O direito e a propriedade são semelhantes á cabeça de Jano.

4- Um longo período de paz desperta a crença na paz perpétua, até o dia em que o primeiro tiro de canhão dissipa o belo sonho,...

5- ...Porque nada se conhece na história que não seja o resultado de penosos esforços.

6- Observa-se facilmente que a nossa teoria se ocupa muito mais com a balança do que com a espada da justiça.

7- Segundo afirma essa doutrina, não é necessário lutar, até mesmo é inútil a investigação, porque essa força da verdade, que ocultamente age na vida, avança com passo lento...

8- ... E o poder da persuasão vai produzindo pouco a pouco a luz nos corações que, operando sob sua influência, o revestem de uma forma legal.

9- Impeli-lo, mas não lhes é dado romper os diques que impedem as águas de tomar um novo curso.

10- ...Que consiste em substituir um parafuso ou uma roda qualquer usada por outra melhor.

11- Se colocarmos, então, o principio do direito ao lado do privilégio, declara-se por esse fato só a guerra a todos os interesses, tenta-se extirpar um pólipo que se agarra com todos os tentáculos.

12- ...Produzindo frequentemente o mesmo resultado que o paralelograma das forças:o desvio das linhas retas componentes em uma diagonal.

13- ...Frequentemente tem durado vários séculos, e quase sempre banhadas a sangue. O direito é como Saturno devorando seus próprios filhos.

14- Um direito concreto que invoca a sua existência para pretender uma duração ilimitada, a imortalidade, faz lembrar o filho que ergue o braço contra sua mãe.

15- Incita-o a esperar, como se lhe disse-se que as coisas caminham por si mesmas, e que o melhor a fazer é cruzar os braços, e esperar confiadamente o que cair pouco a pouco da fonte primitiva do direito.

16- Sem esforço algum, sem ação, como as plantas nascem nos campos.

17- Certamente o direito teria se desenvolvido em um terreno semelhante, sem necessitar de outra força senão do poder de persuasão legal, o braço não teria sido mais necessário que a espada.

18- Pode dizer-se de um direito obtido sem esforço o que se diz dos filhos da cegonha: a raposa ou o abutre podem perfeitamente roubá-los, porém quem arrancará facilmente o filho dos braços da mãe?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com