TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de Energia

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.365 Palavras (14 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Fontes de Energia

Sumário

Desenvolvimento3

1. Petróleo3

1.1 Processo de Obtenção3

        1.2 Onde são utilizados3

                1.3 Participação na Matriz Energética Brasileira4

                        1.4 Vantagem e Desvantagem do Petróleo4

2. Energia Eólica6

2.1 Processo de Obtenção6

        2.2 Onde são utilizados6

                2.3 Participação na Matriz Energética Brasileira7

                        2.4 Vantagem e Desvantagem da Energia Eólica7

3. Energia Elétrica por Fonte Hidráulica8

3.1 Processo de Obtenção8

        3.2 Onde são utilizados9

                3.3 Participação na Matriz Energética Brasileira9

                        3.4 Vantagem e Desvantagem da Energia Elétrica10

Discussão13

Conclusão14

Bibliografia15

 


Desenvolvimento

1. Petróleo

1.1 Processo de obtenção

Mistura de hidrocarbonetos parafínicos, aromáticos e naftênicos de origem controvertida.

Predomina a “teoria biológica” segundo a qual o petróleo originou-se de restos de plantas e animais marinhos inferiores, que se acumulam no fundo de antigos mares, e foram soterrados por movimentos da crosta terrestre.

As substancias graxas desses depósitos, em mistura com a argila, sofreram em grandes profundidades no subsolo dos continentes e mares.

Para sua extração, primeiro, deve-se identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida.

O material sofreu “migração” através de rochas porosas intercaladas entre rochas impermeáveis, provocada por pressão de correntes de água subterrâneas, de gases por absorção etc.

Essa migração leva o petróleo a alojar-se nas “rochas armazéns”, quase sempre arenitos, calcários porosos, juntamente com água e gases. Em geral, encontra-se confinado é explicada pela presença de gases componentes do petróleo.
Este processo é parecido com o usado para cavar poços artesianos, mas neste caso a busca não é por um líquido transparente (água), é por um líquido denso, oleoso, escuro e cheio de impurezas. É exatamente assim que o petróleo é encontrado, e só depois é purificado nas torres de fracionamento.

1.2 Onde são utilizados

O petróleo é uma fonte de energia não-renovável utilizada no mundo inteiro, e muito importante para a economia mundial.

1.3 Participação na Matriz Energética Brasileira

De acordo com a última repartição da oferta interna de Energia, divulgada pelo Ministério de Minas e Energia o petróleo e seus derivados correspondem a 39,3% de participação na Matriz Energética Brasileira, sendo que 59% são fontes NÃO renováveis.

     1.4 Vantagem e desvantagem do Petróleo

Vantagem:

Alta Densidade de Energia - O petróleo tem uma das mais altas densidades de energia, o que significa que uma pequena quantidade do óleo pode produzir uma grande quantidade de energia. Isto o torna muito útil e a escolha preferida para uso como combustível em automóveis.

Fácil disponibilidade, Infraestrutura de Transportes e Uso - O petróleo é amplamente distribuído em quase todas as partes do mundo. Também existe uma infraestrutura para o transporte para outros lugares através de navios, oleodutos e navios petroleiros. Isto significa que o óleo está disponível em todo o mundo.

Crucial para uma ampla variedade de indústrias - além do transporte, o petróleo é um componente crítico em uma ampla variedade de outras indústrias. É difícil pensar em uma commodity que tem um enorme papel jogar fora toda a sua ampla variedade de produtos para uso no dia a dia, como plástico, vaselina, tecidos sintéticos e medicamentos apenas porque o petróleo não será mais usado.

Fácil de refinar - O petróleo não é muito difícil de refinar. O óleo está sendo extraído ao largo das costas nos mares e também areias betuminosas. O refino também é bastante antigo e amadurece em técnicas, podendo gerar mais produtos em pouco tempo.

Constante fonte de alimentação e confiabilidade - ao contrário da energia solar e eólica, o óleo pode produzir energia alta e altamente confiável. Motores de óleo são uma tecnologia madura e altamente confiável para trabalhar.

Desvantagem:

Emissões de Gases de Efeito Estufa - Uma das maiores desvantagens de óleo é que ele libera dióxido de carbono, unido ao produto ao longo dos milhões de anos em sua formação por estar presente nos cadáveres de plantas e animais. Isso transfere o carbono da Terra ao Meio Ambiente, levando ao efeito do aquecimento global. Tratados globais falharam em colocar este assunto em pauta, embora cada país tente diminuir a poluição de alguma forma.

Poluição da Água e da Terra - Os derramamentos de óleo têm causado números incríveis de poluição maciça na água, pois enormes superpetroleiros do petróleo levam óleo e acidentes são comuns. Isso leva à morte de milhares de animais e peixes a cada ano, ao lado devastadores acidentes com o ecossistema do local em que o derramamento acontece. O derramamento de óleo BP causou bilhões de dólares em prejuízos e até hoje pequenos derramamentos de óleo continuam acontecendo.

O crescimento do terrorismo e da violência - O petróleo é perfurado em algumas das piores ditaduras, como a Arábia Saudita e em alguns países africanos conhecidos pela extrema violência com seus habitantes. O dinheiro dos barris do óleo vai diretamente para as mãos desses déspotas que acumularam trilhões de dólares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (769.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com