TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de energia elétrica

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Fontes de energia é, qualquer recurso natural ou artificial, que são divididas entre fontes renováveis e não renováveis, utilizados pela sociedade para gerar varias formas de energias como: energia eólica, energia solar,energia nuclear e etc. Que são utilizadas para a produção de movimentação de veículos, geração de calor, e produção de energia elétrica.

Para que nós possamos usar, á energia elétrica, primeiro ela tem que ser gerada, e á três tipos de usinas geradoras de energia elétrica que são bastante conhecidas aqui no Brasil e também bastante usadas na geração de energia elétrica. Porém têm elas, suas vantagens e desvantagens. São elas:

Usina Hidrelétrica - a usina hidrelétrica gera energia a partir do movimento das águas, que movimentam as turbinas e assim faz a transformação da energia cinética (movimento de um corpo), para a energia elétrica.

Vantagens: As vantagens do uso da energia hidrelétrica é que ela é uma fonte de energia renovável e de baixo custo.

Desvantagens: Com a construção de grandes barragens e represas, corre-se o risco de inundação em grandes ou pequenas cidades, de destruição da biodiversidade existente no local, trazendo assim danos de curto ou longo prazo.

Usina Termoelétrica - a usina termoelétrica gera energia a partir da queima de combustíveis fósseis que liberar água em seu estado liquido, que quando aquecida evapora, e com o calor faz assim a movimentação das turbinas.

Vantagens: Rápida construção, alternativa para países que não possuem outra forma de fontes de energia, e podem ser construídas perto da região de consumo, reduzindo assim o custo com torres de transmissão.

Desvantagens: O uso das usinas termoelétricas causa, chuva acida com a queima de combustíveis fósseis, aumento do aquecimento global, fonte de energia de alto custo e não renovável.

Usinas Nucleares - As usinas nucleares têm o processo bem parecido com a das usinas termoelétricas, faz- se a queima do urânio e assim é liberada água em sua forma liquida que é aquecida e evaporada, que assim impulsiona os geradores, gerando energia.

Vantagens: pouca poluição no seu processo de produção de energia, independência de recursos de fatores climáticos e grande disponibilidade do combustível.

Desvantagens: risco de acidentes nucleares, produção de lixo nuclear radioativo, alto custo e fonte de energia não renovável.

Fontes de Energia Alternativas

As fontes de energia alternativas são também fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e de biomassa, todas elas são fontes de energia retiradas e geradas a partir da natureza, por conta disso são renováveis

A energia solar é o aproveitamento da luz do sol, que pode ser gerar energia elétrica e também o aquecimento da água para uso.

A energia eólica é o aproveitamento do vento, que faz girar os aerogeradores que ativa as turbinas e geradores, e faz assim a conversão da energia mecânica para energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com