TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas do acordo verbal, adequadas em português

Artigo: Formas do acordo verbal, adequadas em português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

A concordância verbal é um dos temas mais controversos da língua portuguesa. Por esse motivo, tornou-se um dos aspectos gramaticais mais temidos pelos estudantes. Chamamos de concordância verbal o estudo do verbo em relação à maneira como ele apresenta-se na frase: de acordo com o elemento ao qual ele se refere — o sujeito —, o verbo poderá estar no singular ou no plural.

A maneira mais eficiente de se fazer uma concordância verbal correta é refletir sobre a frase sobre a qual deve ser feita a concordância. Mesmo que existam regras para o assunto, às vezes, o melhor a se fazer é pensar sobre o verbo para assim encontrar o sujeito ao qual ele se refere, fazendo assim a concordância correta entre número e pessoa. Contudo, existem alguns casos especiais de concordância verbal que podem confundir ainda mais os falantes. Conhecê-los é a melhor maneira para eliminar possíveis erros. Observe algumas ocorrências:

Concordância ideológica: Também conhecida como silepse, a concordância ideológica acontece de acordo com o sentido ou ideia de uma palavra, e não com a sua forma. Observe um exemplo da ocorrência da silepse de número:

“Esta gente está furiosa e com medo; por consequência, capazes de tudo.” (Garrett)

Note que nesse caso não existe uma concordância verbal bem comportada, aquela que acontece quando o predicado concorda com o sujeito em número e pessoa. A palavra “gente”, embora esteja no singular, dá-nos a ideia de “muitas pessoas”, portanto, é compreensível que o adjetivo “capazes” esteja no plural para concordar com a ideia de multiplicidade transmitida pelo substantivo “gente”.

Há também um caso de concordância especial em relação aos gêneros masculino e feminino, que recebe o nome de silepse de gênero. Observe o exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com