TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções De Linguagem

Exames: Funções De Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Funções de Linguagem

Índice

Índice........................................................................................................................................ 1

Introdução................................................................................................................................. 2

Desenvolvimento...................................................................................................................... 3-5

Conclusão................................................................................................................................. 6

Bibliografia................................................................................................................................ 7

Introdução

No presente trabalho será tratado sobre as Funções da Linguagem que nada mais é, que as diversas formas de se expressar, ou são as formas como cada indivíduo organiza sua fala, dependendo da mensagem que se quer transmitir.

A linguagem pode ser usada para expressar sentimentos, para informar, para influenciar outras pessoas, etc.

Desenvolvimento

As funções de Linguagem são:

• Função Referencial ou Denotativa

Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

Exemplo:

Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango.

• Função Expressiva ou Emotiva

Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.

Exemplos:

a) Ah, que coisa boa!

b) Tenho um pouco de medo...

c) Nós te amamos!

• Função Apelativa ou Conativa

Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativos. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Exemplos:

a) Você já tomou banho?

b) Mãe vem cá!

c) Não perca esta promoção!

• Função Poética

É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.

Exemplos:

a) “... a lua era um desparrame de prata”.

(Jorge Amado)

b) Em tempos de turbulência, voe com fundos de renda fixa.

(Texto publicitário)

c) Se eu não vejo

a mulher

que eu mais desejo

nada que eu veja

vale o que

eu não vejo

(Daniel Borges)

• Função Fática

Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

Exemplo:

Alô? Está me ouvindo?

• Função Metalinguística

Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.

Exemplo:

Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.

Conclusão

Após a realização do trabalho foi possível observar que as funções de linguagem estão presentes em tudo, às vezes as utilizamos sem perceber, inconscientemente. Podemos encontra-las em livros, apostilas e também no nosso dia a dia.

Com certeza é uma parte da Língua Portuguesa muito importante e sempre que possível devemos por em prática.

Bibliografia

http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »