TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENEROS DO NARRA

Trabalho Universitário: GENEROS DO NARRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

a)Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio-históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, desccrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.

b)O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros.

Todas essas narrativas possuem elementos comuns, que as aproximam: cenário (que engloba tempo e lugar imaginários em que ocorre a ação), personagens, enredo, conflito, resolução do conflito e desfecho final. Em oposição a essa estrutura comum a todas, cada uma apresenta aspectos singulares, permitindo o estabelecimento de diferenças entre elas.

c)

d) Para conceitualizar a linguagem corporal na educação escolar, pode ser um ato de educar ou desenvolver a capacidade física, intelectual e moral do ser humano visando a sua integração na sociedade.

Para Queiroz, educação é a ação exercida por meio de métodos particulares, com o objetivo de desenvolvimento ou preparação social, intelectual, moral, física, e afetiva de uma criança ou jovem. A transmissão da cultura de uma geração para a outra. Civilidade, nível ou tipo de ensino.

Segundo Weil  é “pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você”, sendo assim um elemento essencial para a educação.  A linguagem corporal apresenta diversos benefícios para uma interação entre o professor e o aluno, pois,  a partir do momento que a mesma for desenvolvida com coerência, consequentemente irá ser estabelecido um comportamento comunicativo entre eles, bem expressivos e significativos e a linguagem corporal têm essa principal qualidade em um ambiente escolar.

  Quando se fala em transmitir informações automaticamente o individuo associa a prática da fala , pois, muitos ainda acreditam que o único meio do professor transferir o conhecimento para o aluno seria através da sua fala. 

  A linguagem falada, apesar disso, reconhece a importância da linguagem corporal para a nossa comunicação, nesse sentido a linguagem corporal necessita de uma devida atenção na qual a sua   valorização requer estudos e interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com