TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero De Narra

Artigos Científicos: Genero De Narra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO

MÉDIO: CRITÉRIOS DE CATEGORIZAÇÃO E AGRUPAMENTO

Os eixos temáticos sobre os quais resolvemos nos debruçar neste artigo parecem já bastante explorados. Basta observar a grande quantidade de publicações que, nos últimos 20 anos, têm se dedicado a explorar os gêneros textuais como objetos de estudo.

Especificamente no que diz respeito às pesquisas aos gêneros, ora são analisados a partir do foco em um único gênero (a notícia, ou a carta do leitor, por exemplo), ora a partir da observação do processo de escrita como um todo – desde a etapa da leitura até as propostas de produção e reescritura (quando há).

Por outro lado, não assumiremos aqui o discurso de que os gêneros seriam a “tábua de salvação” para o ensino de língua, mas não se pode deixar de reconhecer a importância que eles têm adquirido e as contribuições que seu estudo tem dado para o ensino do funcionamento da linguagem, possibilitando a compreensão das interações sociais através dos textos e vice-versa.

[...] 2

Assim, pretendemos, nesta pesquisa, identificar os critérios utilizados para a categorização dos conteúdos de produção textual nos manuais didáticos de língua portuguesa, destinados ao Ensino Médio, especificamente quanto aos gêneros textuais/discursivos e as categorias definidas para agrupá-los.

O enfoque do ensino de produção textual esteve, durante muito tempo, voltado para o domínio de três formas de composição dos textos: narração, descrição e dissertação. Os exercícios de redação estavam voltados para o domínio da técnica de escrita e da estrutura formal de cada uma dessas modalidades. Assim, aprendia-se um modelo de texto narrativo, descritivo e dissertativo, como se existisse apenas aquele padrão a ser seguido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com