TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Lirico

Trabalho Universitário: Genero Lirico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

O gênero lírico

A essência lírica

A essência lírica se manifesta nos fenômenos estilísticos próprios. Quando a obra apresenta predomínio desses traços sobre os demais, se situa no ramo da Lírica.

Fenômenos estilísticos líricos

Musicalidade — O termo lírico originalmente liga-se a uma espé¬cie de composição poética que os gregos cantavam ao som da lira. Grande parte do que hoje se denomina composição lírica era musicada, conforme ainda atesta a poesia trovadoresca medieval. Mesmo depois, quando se destinou apenas à leitura, conservou o remanescente dos seus primórdios, bastando lembrar que uma das características do Simbolis¬mo era a aproximação da música e da poesia. Não é sem razão que tantas vezes se usa a palavra canto como sinônimo de poema.

Um dos fenômenos estilísticos mais típicos da composição lírica é a musicalidade da linguagem, obtida através de uma elaboração especial do ritmo e dos meios sonoros da língua, a rima, a assonância ou a alite¬ração. A urdidura da camada fônica propicia uma tendência geral para a identidade entre o sentido das palavras e sua sonoridade, que podemos constatar na “Canção do vento e da minha vida” de Manuel Bandeira:

O vento varria as folhas,

O vento varria os frutos,

O vento varria as flores...

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia

De frutos, de flores, de folhas.

A insistência dos fonemas fricativos /v/ e /f/ induz a uma aproxi¬mação do som dos versos ao sentido de voragem do vento varrendo as coisas num ímpeto destruidor. O significado metafórico do vento na imagem da devastação desencadeada pelo tempo amplia-se na recor¬rência aliterativa dos fonemas congêneres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com