TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Artigo: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 2

REVISTA VEJA ON LINE

Alckmin a VEJA: 'Manifestantes não cumpriram acordo'

“Desde o dia 6 de junho, a cidade de São Paulo foi palco de quatro manifestações contra o reajuste de tarifas de transporte que degeneraram em confrontos com a polícia. Na manhã seguinte a cada passeata, a maior capital do país despertou com um rastro de depredações e vandalismo. Nesta quinta-feira, a Polícia Militar reagiu com dureza e impediu que os protestos tomassem a Avenida Paulista, uma das principais vias da cidade, que reúne sete grandes hospitais. A ação policial teve início depois que um grupo de manifestantes decidiu quebrar o acordo que estabelecia um trajeto para a passeata distante da Paulista.

Como o senhor avalia as manifestações? Nós temos manifestações todos os dias. Hoje, por exemplo, estava marcada uma do movimento sem-teto. A polícia faz o acompanhamento para proteger os próprios manifestantes e procura sempre estabelecer um diálogo para que a legítima manifestação não prejudique o coletivo. Isso é feito diariamente, acompanhamento de manifestações, a proteção aos manifestantes. É direito total das pessoas se manifestarem, quanto a isso não há nenhum problema. Mas o que nós verificamos nesse caso específico foram reiteradas ações de vandalismo, deixando um verdadeiro rastro de destruição. Tivemos treze policiais agredidos e uma centena de ônibus destruídos.

E a ação da Polícia Militar na noite de quinta-feira? É dever da polícia garantir o direito de ir e vir das pessoas, preservar o direitos das pessoas, das famílias, dos trabalhadores e trabalhadoras de poder voltar para casa, de garantir o patrimônio público e privado. O que nós verificamos? Só ontem foram 48 ônibus, entre depredados e pichados. Na terça, foram 80. Não é possível uma coisa dessas. A polícia tem o dever agir. Se ela não tivesse agido, a destruição teria sido muito maior. A polícia não age no sentido de impedir uma manifestação. Mas a manifestação não pode ferir o direito das pessoas. Os policiais apreenderam coquetel molotov, machadinha, de tudo. (...)

(Trecho do Texto: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/%E2%80%9Cmanifestantes-nao-cumpriram-acordo%E2%80%9D-diz-alckmin, acesso em 16 de junho de 2013)

Análise: O texto acima é uma entrevista concedida pelo atual governador de São Paulo, onde ele fala sobre os protestos contra o reajuste da tarifa das passagens de ônibus realizados na capital. O gênero adotado é o de ENTREVISTA, pois observamos a linguagem oral que busca informações para repassá-las ao leitor através de uma conversa dirigida pelo entrevistador. Neste caso, ela é voltada ao tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com