TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Textual

Ensaios: Gênero Textual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 5

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

GÊNERO TEXTUAL: Conto de Fadas

SÉRIE: 7º Ano do Ensino Fundamental

INTRODUÇÃO:

Ao se trabalhar com a seqüência didática, serão oferecida aos alunos, atividades que permitam a construção e desenvolvimento de suas capacidades de expressão oral e escrita nos diversos contextos. Assim, a proposta contemplará alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, aonde será tabalhado o gênero “Conto de Fadas”, visto que este tema ainda se faz presente no cotidiano das mesmas. As atividades foram planejadas em quatro etapas, de modo que os alunos expressem seus conhecimentos acerca do tema, identificando suas dificuldades na compreensão destes, para que estas sejam sanadas, para enfim realizar a produção final, que consiste na criação de um novo texto, aonde os alunos poderão usar elementos dos contos lidos, utilizando sua imaginação e criatividade. Por fim, os textos serão reunidos, encadernados e deixados a disposição na biblioteca da escola para leitura dos demais alunos da escola e futuras consultas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Pode-se afirmar que o universo dos contos de fadas é povoado por fadas, magos, bruxas, anões, gigantes, gênios, princesas, animais falantes, etc. Tudo o que acontece nele envolve encanto e magia, com o bem sempre prevalecendo sobre o mal e com finais aonde todos sao felizes para sempre, o que torna-se um ponto positivo para prender a atenção dos alunos durante a execução das atividades. Assim, destacamos autores como Charles Perrault e os Irmãos Grimm, pois os mesmos são autores, em versões diferentes, do clássico conto “Cinderela” ou “Gata Borralheira”. De acordo com Pondé (1985), os Irmãos Grimm, consagraram-se devido às versões dos contos populares que recolheram e publicaram, reaproveitando as fontes populares na versão da Gata Borralheira, de uma forma diferente de Perrault, mas sem deixar de ser igualmente poética e bela.

A autora, traça um paralelo entre as duas versões da Gata Borralheira.

Na versão de Perrault:

- O mundo da fantasia é fiel às raízes do povo;

- O casamento com o príncipe ocorre por meio da magia;

- A submissão feminina é mais evidente, vista como modo de unir a burguesia com a nobreza.

Já na narrativa dos Irmãos Grimm, temos:

- O mundo maravilhoso mostra-se mais próximo do sentimento religioso;

- A presença do romantismo se mostra mais evidente;

- O casamento com o príncipe, faz uma evidente referência ao religioso, visto que apresenta duas pombas brancas ao decorrer da narrativa.

Assim, as versões de Perrault e dos Irmãos Grimm do conto “Cinderela” ou “Gata Borralheira”, serão utilizadas para desenvolver este trabalho.

DESENVOLVIMENTO:

Inicialmente, expor aos alunos o trabalho que será desenvolvido, explicando que irão trabalhar com o gênero conto de fadas, e que realizarão um trabalho com esse gênero através de de etapas, que surgem em torno do tema principal.

Assim, serão levantadas algumas questões:

-Você sabe o que é um conto de fadas?

-Conhece algum?

- Do que tratam os contos de fadas?

Os alunos poderão relembrar os contos de fadas que conhecem, expressando-se oralmente, realizando uma troca de experiências e conhecimentos. Então, serão anotados no quadro os títulos dos contos mais conhecidos, citados pelos alunos. Após serão levantadas as seguintes questões:

-Desses contos, quais vocês conhecem?

-Quem lembra a história de algum desses contos?

-Quem são os personagens?

-Como termina a história?

Será preciso observar se há participação de todos e se já tiveram contato com o gênero, percebendo dificuldades e facilidades para expressar oralmente idéias e conhecimentos. Depois desta primeira etapa do trabalho, segue-se à seqüência, que será desenvolvida em quatro etapas, como descritas a seguir.

Etapa 1: Conhecendo o conto de fadas Cinderela/Gata Borralheira

O professor deverá explicar que o conto de fadas escolhido para o trabalho é Cinderela, também conhecido como Gata Borralheira. Neste momento, deve-se solicitar que os alunos mostrem seus conhecimentos sobre este conto de fadas, percebendo seus conhecimentos prévios acerca do tema. Após, explicar que Cinderela e Gata Borralheira tratam-se de versões diferentes para o mesmo conto, apresentando assim as versões de ambos, que fazem parte do livro da coleção “Trabalhando com os gêneros do discurso: Conto de fadas”, de Eliana Gagliardi e Heloisa Amaral (2001) da editora FTD.

Etapa 2: Diferenças e semelhanças entre as duas versões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com