TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos

Resenha: Generos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

A facilidade de diálogo entre os Presidentes Lula e George W. Bush, até certo ponto surpreendente, em vista de trajetórias pessoais e posturas políticas muito distintas, foi fator relevante na reaproximação entre Brasil e Estados Unidos, a partir de 2005. Alguns observadores chegaram a levantar dúvidas

sobre a possibilidade de manutenção desse clima favorável com Barack Obama na Casa Branca.Ler e compreender os sentidos do texto. Ingedore Villaça Koch & Vanda Maria Elias. Editora contexto. 2009, capítulo 1.

De acordo com a autora, Koch (2009) a leitura é de supra importância independentemente de quem vai ler (crianças, jovens e adultos), levando em considerações a linguagem textual, o próprio texto e qual o sentido que vai impor a leitura.

Quando o foco está no autor, basta ao leitor entender a informação que o produtor do texto quer passar, ou seja, captar as mesmas sem qualquer tipo de interferência, apenas aceitar o que está sendo passado, onde não são necessárias as experiencias e os conhecimentos do leitor.

Uma vez em que o foco está no texto, é preciso que o leitor tenha o conhecimento da liguagem que está sendo implicada pelo sentido das palavras e a estrutura do texto, assim como o meio social em que vive, para que assim possa reconhecer o que o texto quer lhe passar.

É chamado de interação autor-texto-leitor, quando o leitor sabe o que o autor está tentando passar por meio do texto de um modo implícito. Criando assim a “moral da história” para o que lhe foi passado, do empírico, passado pelo autor, para o mais objetivo absorvido e formulado pelo leitor. A leitura leva em considerações os conhecimentos do leitor e suas experiências, fazendo com que se crie uma produção de sentido de acordo com as estratégias ultilizada por ele para realizar a leitura.

As estratégias de leitura nada mais são do que processar, criticar, afirmar ou contradizer o que está sendo lido dando um significado para a sua leitura. Sendo o foco prinicipal o leitor e suas experiencias tanto com o autor, como para com o texto. Hipóteses e antecipações são formadas de acordo com os nossos conhecimentos, sendo estes: o autor, o meio de veinculação do texto, o genero textual, o título e as informações do texto. Ao criar as hipóteses -“Hipótese: s.f. Suposição que se faz acerca de uma coisa possível ou não e de que se tira uma conseqüência: emitir uma hipótese arriscada. Teoria provável, se bem que não demonstrada ainda. Dicionário Aurélio”- o leitor tem que estar preparado para a confirmação ou rejeição das mesmas. Caso não aconteça o que se espera automaticamente o cerebro do leitor que está altamente focado cria novas soluções para os próximos problemas que virão no decorrer da leitura. Muitas vezes o autor consegue surpreender o leitor pela criatividade, o que chama mais a atenção e o incentiva a ler mais para acompanhar os acontecimentos do texto.

Os objetivos do leitor para com o texto é o que vai influenciar em sua leitura, os textos que chamam mais atenção do leitor provavelmente vai ser lido como algo fluente, mais rápido e mais prazeroso, porém, se a leitura for de um texto em que o leitor não tenha um minimo de gosto pelo que está fazendo essa será exalstiva e demorada.

Um texto possui mais de um sentido, dependendo do leitor, das suas experiências e dos seus conhecimentos, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com