TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos

Artigos Científicos: Generos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 3

Aula-Tema: Gênero na sala de aula e o desempenho escolar.

Passo 1 (Equipe).

1. Pesquisar sobre gênero e sua influência no desempenho escolar dos alunos, tendo como base a seguinte bibliografia abaixo.

2. Elaborar um texto (1 a 3 páginas) com as principais ideias defendidas pelos autores.

GÊNERO E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS.

A escola e seus professores possuem grande responsabilidade na formação de identidades de gênero. Os professores percebem relações de gênero entre os alunos a partir de comportamentos na sala de aula, como rapidez nos meninos e capricho nas meninas, a escolha de cores e desempenhos acadêmicos diferenciados. Além disso, preocupam-se com a suposta homossexualidade de alguns meninos. As justificativas sobre as diferenças de gênero percebidas nos alunos foram atribuídas à influência da família e a reprodução de padrões hegemônicos de gênero. A maioria dos professores acredita que a escola tem pouca responsabilidade nas questões de gênero, evidenciando a precária formação que tiveram para atuar na educação sexual de seus alunos.

TEXTO:

Se pararmos para falar sobre a questão de gênero, podemos perceber o quanto se modificou com o passar das gerações.

Quando se falava sobre homem e mulher, podia-se notar o comportamento predominante do sexo masculino em diversas questões do cotidiano, como por exemplo o homem saia para ganhar “o sustento”, enquanto a mulher ficava em casa com os filhos e os afazeres domésticos. Isso refletia até no convívio escolar quando somente meninos jogavam futebol em aula de educação física, enquanto as meninas jogavam queimadas.

Com a inclusão da presença feminina em vários setores onde somente o homem dominava, mais mulheres foram sendo aceitas na sociedade predominante. Hoje notamos nitidamente que o fato do gênero não implica na escolha de um profissional por exemplo, e sim a sua qualificação profissional.

Se homem ou mulher, se branco ou negro, se baixo ou alto, estamos todos conectados no processo de aprendizado que deve começar em casa, seguido da sala de aula onde vamos desenvolver o nosso potencia até o lugar que ocuparemos na nossa sociedade.

REFERÊNCIAS

• http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752011000100003&script=sci_arttext

• MOREIRA, Antonio F. B .: CANDAU, Vera Maria, Multiculturalismo. 1ª Ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2008

Passo 2 (Equipe)

1. Procurar charges, textos e imagens presentes em anúncios e propagandas, gravuras e imagens presentes em livros didáticos, que ilustrem ou evidenciem as diferenças de tratamento entre os gêneros, discutindo os estereótipos mais presentes.

2. Selecionar as mais interessantes, para servir de exemplo comentado para a realização do Passo 3, descrito a seguir.

CHARGES:

Analise da imagem: Geralmente para muitas pessoas há sim

diferenças na mente de um homem e de

uma mulher, elas pensam em fazer amor

enquanto o homem pensa em sexo.

Analise da imagem: Acontece que para se arrumarem as mulheres dão literalmente uma geral no seu visual ficando horas se arrumando, para os homens apenas o básico já basta, que estão prontos.

Analise da imagem: O homem é bem básico até mesmo pra ir a escola, ao trabalho, viajar, praia (..) eles não precisam levar muita coisa. Já a mulher pra onde quer que ela saia, sempre tem que ter uma bolsa do lado e bolsas de todos os estilos.

Analise da imagem: Na parte que convém ao coração, as mulheres imaginam coisas mais voltadas aos sentimentos, já o homem por aquilo que já é de sua natureza, mas nem todo homem é igual.

TEXTOS:

Neste texto serão apresentados somente alguns resultados prévios, devido ao fato de a pesquisa ainda se encontrar em fase final de análise e compreensão dos dados. Os resultados apresentados referem-se à falas de professoras sobre as questões de gênero e diferenças culturais nas escolas pesquisadas. Não será feita uma análise sobre as semelhanças e as diferenças das falas das professoras considerando os três sistemas de ensino.

Estereótipos sexuais

Buscou-se analisar os episódios, as situações e as falas de professoras sobre as temáticas relações de gênero e diferenças culturais. O exemplo a seguir foi registrado durante a realização da observação e ele ilustra como a professora compreende os aspectos relacionados às questões de gênero em sala de aula.

A professora de Língua Portuguesa planejou a "Hora de Leitura" na biblioteca. as alunas puderam escolher um livro para lê-lo durante o período da leitura. Nos últimos dez minutos, cada aluna poderia escolher um livro para ler em casa. As alunas estavam em fila, na frente da mesa da bibliotecária, para que ela registrasse o empréstimo do livro. De repente, um menino e três meninas, começaram a discutir pelo lugar na fila. O menino queria passar na frente das três meninas para registrar o seu livro primeiro do que elas. Mas, as três meninas reagiram e empurraram o menino para o seu lugar anterior na fila. Uma das meninas deu um tapa nas costas do menino. O menino disse para as três meninas: "Vocês irão ver só, eu vou pegá-las na hora do recreio".

A professora ao observar o que estava acontecendo, logo afirmou: "vou me unir com as meninas, na hora do recreio para batermos nos meninos que incomodam". A Bibliotecária ao presenciar a cena disse que: "as meninas deveriam dar um beliscão no menino de girar a pele".

Um aspecto interessante é que a professora usou a palavra meninos no plural. Talvez, ela pretendia avisar os outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com