TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira PIM III

Artigo: Gestão Financeira PIM III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  4.415 Palavras (18 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 18

Fundamentos da Gestão Financeira

SÃO PAULO

2013

RESUMO

Temos notado recentemente a recuperação da economia brasileira que atravessa um momento de estabilidade. Esta estabilidade afeta positivamente alguns setores da economia que antes pareciam estagnados. Podemos notar tal efeito no setor imobiliário que desde 2007 entrou no chamado “boom imobiliário”. Fatores como: baixa do índice de desemprego; aumento de linhas de créditos com juros menores e a já mencionada estabilidade financeira da economia nacional estimularam os cidadãos a procurarem adquirir o tão sonhado imóvel próprio. Há de se incluir na lista de adquirentes os investidores que enxergaram no ‘momento imobiliário’ do país uma excelente fonte de aplicação tendo uma taxa de rendimento muito superior às aplicadas nas instituições financeiras e os que aproveitaram as ofertas para ajustar suas necessidades de moradias quer sejam apartamentos com áreas maiores, menores, ou melhores localizadas. Tendo em vista o cenário exposto acima, as empresas que souberam enxergar os indícios de crescimento puderam se preparar para investir no setor imobiliário. Esta preparação envolvia um bom planejamento, pois a alavancagem financeira só é possível com um bom investimento de capital e para isso o gestor financeiro deve conhecer profundamente a real situação financeira da empresa a fim de avaliar se os investimentos rentáveis. Neste contexto o gestor deve saber analisar as ferramentas contábeis disponíveis para seu auxílio, saber analisar fatores externos que possam interferir neste planejamento e auxiliar nas tomadas de decisões pela alta administração.

Palavras chave: Gestão Financeira; Análise de Dados Contábeis; Saúde Financeira.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 10

2 DESENVOLVIMENTO 11

2.1 Conceito da gestão financeira. 12

2.2 Ferramentas de análises dos dados para auxílio do gestor 12

2.3 O que se espera do gestor 15

3 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

ANEXOS 21

ANEXO A – Demonstração do resultado do exercício (Helbor-2012) 21

ANEXO B – Balanço patrimonial (Helbor-2012) 22

1 INTRODUÇÃO

Aproveitando o “boom imobiliário” recente em nosso país uma empresa do setor conseguiu ter um crescimento expressivo, alavancar suas finanças e conceituar-se no mercado. Esta empresa se trata da Helbor que se especializou na incorporação imobiliária focando assim na gestão financeira e administrativa de todo o processo imobiliário. Esta definição de foco proporcionou a empresa especializar-se nesta gestão e poder assim selecionar para o seu quadro de funcionários colaboradores mais qualificados para a área foco da empresa uma vez que a construção fica sob a responsabilidade da empresa contratada para este fim. Requer então que dos colaboradores da Helbor auxiliar na gestão do empreendimento.

Os resultados destes esforços serão o objeto de nosso estudo. Onde analisaremos por meios de dados contábeis e estatísticos

Neste trabalho analisaremos três pontos básicos, mas importantes ligados à gestão financeira para qualquer empresa que busca se consolidar na em sua área: (1) o que é gestão financeira; (2) como analisar os dados para uma boa gestão financeira e (3) o que se espera de um gestor financeiro.

Usaremos os resultados divulgados do último exercício fiscal da empresa supracitada como base de análise.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao lermos matérias em periódicos divulgados que tratam sobre o empreendedorismo temos como comprovar o aumento na abertura de novas empresas. Muitos são os que investem seus sonhos, futuro e recursos para conseguir não só a estabilidade financeira bem como a satisfação de ter sua própria empresa. Segue como exemplo uma matéria veiculada pela revista Época em seu site na internet:

Mais de 428,7 mil empresas foram criadas no Brasil no primeiro trimestre deste ano, segundo levantamento feito pela Serasa Experian. Das 428.741 empresas criadas, mais da metade (65% do total ou 277.391 empresas) são de microempreendedores individuais. (Mais de 428 mil empresas foram abertas no primeiro trimestre do ano. Revista Época, Agência nacional. Disponível em:< http://revistaepoca.globo.com//Negocios-e-carreira/noticia/2013/05/mais-de-428-mil-empresas-foram-abertas-no-primeiro-trimestre-do-ano.html>. Acessado em: 22 Setembro 2013).

Visto o exposto acima podemos verificar que a tendência de abertura de novas empresas é crescente, mas é preciso ressaltar que para ter um crescimento sustentável cada empresa precisa ter um bom acompanhamento de suas atividades, plano de negócio definido para que possa alcançar suas metas, pois tendo em vista as constantes mudanças e interferências que o setor comercial está sujeito uma má decisão pode afetar a parte mais sensível da empresa que é sua saúde financeira e levar a mesma a insolvência técnica. Fato este mais comum do que podemos esperar como podemos observar nos dados que seguem:

No Brasil, quase metade das empresas fecha em 3 anos, diz IBGE. (Uol, São Paulo. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/08/27/no-brasil-quase-metade-das-empresas-fecha-em-3-anos-diz-ibge.jhtm>. Acessado em: 22 Setembro 2013.)

De cada cem empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos. O dado faz parte de um estudo divulgado nesta segunda-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com informações de 2010.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com