TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Robysammy@hotmail.com

Exames: Robysammy@hotmail.com. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 3

Procedimentos técnicos

Segundo Gil (2009, p. 44) a pesquisa bibliográfica “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Para Andrade (2006 p. 126) “a pesquisa bibliográfica tanto pode ser um trabalho independente como constituir-se no passo inicial de outra pesquisa”.

Para Gil (2009, p. 45) a pesquisa documental assemelhasse muito a pesquisa bibliográfica. A diferença essencial esta na natureza das fontes, ou seja, “Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados”. Para Andrade (2006, p. 125) a pesquisa documental “baseia-se em documentos primários, originais. Tais documentos chamados de “primeira mão” ainda não foram utilizados em nenhum estudo e pesquisa: dados estatísticos, correspondência epistolar de personalidades etc.”

Para Gil (2009, p. 47) pesquisa experimental “consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz nos objetos” Para Andrade (2006, p.126) apud Cervo e Bervian (1983, p. 197-230) este tipo de pesquisa causa “Efeitos de incentivos verbais no rendimento da aprendizagem intelectual”.

De acordo com Gil (2009, p. 49) “a expressão Ex-post facto é “a partir do fato passado”. Isso significa que este tipo de pesquisa o estudo foi realizado após a ocorrência de variações na variável dependendo do curso natural dos acontecimentos”.

Andrade (2006, p. 127) “a pesquisa de campo “é denominada porque a coleta de dados é efetuada “em campo”, onde ocorre espontaneamente os fenômenos, uma vez que não há interferência do pesquisador sobre eles”. Andrade (2006, p. 127) apud Marconi (1990, p. 75) “ Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar”.

Para Gil (1999, p. 72-73), “o estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado, tarefa praticamente impossível mediante os outros tipos de delineamento considerados”. Para Gressler (2004, p.55), o estudo de caso “dedica-se a estudos intensivos do passado, presente e de interações ambientais de uma unidade: indivíduo, grupo, instituição ou comunidade, selecionada por sua especificidade”.

A pesquisa escolhida foi o estudo de caso, por se tratar de um delineamento, a pesquisa irá explorar o funcionamento atual da empresa Christhel Artes Gráficas Ltda – ME e descrever as possíveis medidas para a implantação do ERP.

Técnicas de coleta de dados

A coleta de dados será realizada através de entrevista, pesquisa documental e por intermédio da observação. A entrevista será aplicada diretamente aos proprietários da empresa que estão envolvidos em todo processo de funcionamento da mesma.

A entrevista será feita através da entrevista padronizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com