TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez Na Adolescencia

Casos: Gravidez Na Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Adolescência e a fase que marca a transição entre infância e idade adulta essa fase e caracterizada por diversos níveis de alterações físico, mental e social, a faixa da adolescência se estende aproximadamente dos 11 aos 21 anos, sendo esta aberta a possibilidade de alterações em diversas regiões e órgãos nelas existentes, e é nessa fase da adolescência que eles são despertados para novas sensações de prazer isso numa velocidade acelerada sendo assim esse imediatismo causa algumas frustações pois em alguns casos suas mentes não adquirem discernimento para avaliar os riscos do exercício da sexualidade, vindo a busca de novas emoções um romantismo fantasioso, a invulnerabilidade as vezes a falta de informação levam varias adolescentes a engravidar nesta fase. Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que se encontram, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida. Escolhemos abordar gravidez na adolescência, pois engloba dois fatores em que se mede o desenvolvimento humano e social, e sobre esse tema sabemos que um dos principais problemas da sociedade em geral é a gravidez precoce, além de interromper paralelamente a vida social e estudantil da pessoa, abala seu meio físico, pois é alterada sua forma física, onde seu corpo é submetido a varias mudanças, sua vida social é afetada e os preconceitos começam a surgir. Além disso, muitas adolescentes que começam a vida sexual ativa precocemente e engravidam nesse período, geralmente vêm de famílias cuja mãe se assemelha a essa biografia. Quase todos conhecem algum método anticoncepcional, alterações nos padrões de comportamento sexual estão contribuindo para os aumentados casos de gravidez na adolescência e esta não é uma questão simples de ser encarada. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos. No Brasil, onde não há controle de natalidade e onde o planejamento familiar e a educação sexual ainda são assuntos pouco discutidos, a gravidez acaba tornando-se, muitas vezes, um problema social grave de ser resolvido. É o caso da gravidez na adolescência. Sendo assim o desenvolvimento do nosso trabalho será divido em três partes, na primeira parte abordaremos os riscos e os mitos da gravidez na adolescência na segunda parte antecedentes familiares e as consequências de um gravidez precoce e na terceira parte gravidez como um problema de saúde publica.

Fundamento Teórico

Segundo Lopes e Maia (2001) muitas vezes, a adolescente mantém relações sexuais sem preservativo porque está apaixonada e tem medo de que o namorado a rejeite se ela insistir. Até porque para as adolescentes, a sexualidade é a expressão do desejo, da escolha, do amor, por isso a sexualidade se abre para a dimensão do sexo propriamente dito. Geralmente a primeira relação é carregada de expectativas e o jovem casal tem receio de quebrar o romantismo do momento.

“A maioria das adolescentes vivencia essa trajetória do

desenvolvimento psicossexual de maneira insatisfatória

com as pressões sociais e a necessidade de desempenho, o que se

constitui em fonte de ansiedade, angústia,

Medo e culpa. (Lopes & Maia 2001 p.11).”

Por isso, o mundo vem assistindo a uma crescente onda de adolescentes que dão a luz numa época em que poderiam estar desenvolvendo projetos de acordo com a idade em que se encontram, os períodos da adolescência são próprios para viver a liberdade e idealizar sonhos antes de entrar na vida adulta. Contudo, um número alarmante, mostra muitas adolescentes que acabam tomando um outro rumo e engravidam, iniciando aí, uma limitação de suas atividades no campo do desenvolvimento escolar e profissional, sem generalizar, porque muitas adolescentes encontram na gravidez o estímulo que precisavam para deslanchar na vida.

Metodologia

Os riscos e mitos da gravidez na adolescência

Muitos adolescentes ainda nos dias de hoje são enganados por informações erradas ou provenientes dos seus grupos de amigos da internet ou mesmo da sua própria imaginação. Acontece que devido a estas informações muitos adolescentes são pais e mães muito cedo por estarem induzidos em erro.

Os mitos mais frequentes entre os adolescentes:

 Se tomar banho em seguida ao ato sexual não engravida.

 Na primeira vez não pode engravidar.

 Relações durante a menstruação não engravida.

 Se não atingir o orgasmo não se pode engravidar

 Ao praticar o coito interrompido não se engravida.

Levada assim de maneira arriscada a sua vida sexual surgindo assim os riscos que a gravidez na adolescência oferece. A ocorrência de uma gravidez nessa fase, portanto, significa o atraso ou até mesmo a interrupção desses processos. O que pode comprometer o início da carreira ou o desenvolvimento profissional. As raízes destas posturas estão vinculadas com os prejuízos que acarreta na qualidade de vida e nas oportunidades futuras das adolescentes, nas implicações físicas, emocionais, familiares e econômicas, que atingem as jovens isoladamente e a sociedade como um todo. Nega a gravidez, espera a menstruação, vai ao banheiro toda hora achando que menstruou, acorda e pensa: hoje vai descer... E os dias passam. Passada a fase da negação, finalmente ela se dá conta de que um bebê está a caminho e normalmente está sozinha, já que o companheiro foge assustado, e a família a recrimina. Seu emocional é fortemente abalado, a gravidez é vivida como um momento de muitas perdas. Os primeiros problemas podem aparecer ainda no início da gravidez e vão desde o risco de aborto espontâneo – ocasionado por desinformação e ausência de acompanhamento médico – até o risco de vida – resultado de atitudes desesperadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com