TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Linguistica

Artigos Científicos: Historia Da Linguistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades referente às aulas 1 e2

1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue , releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .

Historia da linguística

Constantemente pensa-se na historia da linguística como uma matéria nova, pois a linguística passou por varias mudanças ate se estabelecer em sua forma atual. Mas vem – se construindo a linguagem desde o surgimento da escrita e sem duvida muito antes disso também, pois a necessidade de se fazer a comunicação era essencial desde os tempos da pre historia e aprimorar também este recurso se tornou cada vez mais necessário. A linguística é a ciência que da origem à descrição, a utilização das estruturas das palavras, frases, orações e textos, as explicações e a evolução. Em tantos outros campos o uso da língua com finalidades pratica, precedeu o processo de reflexão da analise cientifica.

A analise da gramatica evolui em vários países,. Há havia a necessidade de um vocabulário técnico e conceitual para ser usado na analise logica das preposições que resultou num sistema das partes do discurso que acabou tendo um desenvolvimento que ultrapassou as exigências imediatas dos filósofos que primeiro sentiram a necessidade de tais categorias.

Se a linguística é o estudo da linguagem em todos os seus aspectos, raciocinam eles, então a historia da linguística deve abranger todas as abordagens passadas de estudo da linguagem, quaisquer que tenham sido os métodos usados e os resultados obtidos.

Fonte de pesquisa;

Guia de estudos Unigran

2- Leia atentamente:

Noam Chomsky distingue: competência de desempenho ;

A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente .

O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor etc..

Agora “leia “ a charge que segue:

Explique em um pequeno texto de , no máximo 9 linhas , onde , na charge, você identifica a competência e o desempenho linguístico.

Ao analisarmos a charge vemos o filho como o que tem a competência sua fala esta mais desenvolvida além de percebemos a fala bastante falha, pois as palavras possuem bastantes erros de pronuncia como vemos competência é quando o individuo é capaz de construir usando o conjunto e as regras da linguística.

Já o pai se observa o desempenho, pois ele tenta compreender o pedido do filho, e assimilar o porquê do pedido e ao vermos no texto que o desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente da competência linguística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com