TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Concisa D Linguística

Exames: Historia Concisa D Linguística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: História Concisa da Linguística

Nunca ninguém se preocupou em relatar a história da língua tanto como nos tempos de hoje.

Claro que sempre houve o estudo das particularidades e formas da língua , mais esse estudo se desenvolveu mais com os conhecimentos adiquiridos ao longo de todo esse tempo .

Em meados do século XIX a expressão linguística começou a ser utilizada para diferenciar e colocar em evidência os estudos mais "profundos" da língua(gem) , como cita Barbara Weedwood.

A línguistica utiliza como ferramenta de estudo a Gramatica Tradicional , ela procura enfatizar a língua falada e não os escritos e também a dificuldade de se estar em um periodo e analisar outro periodo do tempo . Os filologos , porém, se preocupam com a época , as classes sociais , o periodo e etc. , ou seja , duas palavras que poderiam definir a filologia seriam : História e desenvolvimento da língua.

A linguística por outro lado vem em suas subdivisões explicar os seus pontos de vista quanto a língua através das dicotomias que se dividem em :

- sincrônica x diacrônica

- teórica x aplicada

- microlinguística x macrolinguística

Grécia: a linguagem como ferramenta para entender a realidade.

Os estudos gregos da língua podem ser começados com uma questão : " Linguagem , natureza ou convenção ? ".

Esse estudo traz um conflito entre duas idéias , se a língua era apenas umaferramenta de comunicção ou se tinha alguma ligação com a natureza .

O primeiro livro da antiguidade que veio a tratar sobre esse confitlo foi o Crátilo de Platão. Ele em seu livro utilizou-se de personagens para poder explicar o "problema da época . Platão trouxe Crátilo como defensor da língua como algo natural , Hermógenes que defendia a tese de que a língua era uma convenção e Sócrates que trazia uma ponte entre os dois conhecimentos . Dentro de algum tempo , Platão conseguiu mostrar que nenhuma das concepçôes poderiam ser interpretadas como erradas pois cada uma teria o seu ponto de verdade.

Propõe que a língua que aprendemos é uma imitação imperfeita , pois algumas palavras podem não ter sentido natural , ja que a língua provinda do mundo ideal que não estaria ao nosso alcance , teria uma relação com a natureza.Afirmam que seria muito difícil tentar mudar a relação das palavras para seu sentido natural , pois ja haveria uma convenção , e ainda não se tinha a relação material-natureza.

Segundo Aristóteles , todos podemos receber uma única impressão , mas o conceito que formamos dessas impressões sõa diferenciados em nossa fala .

Os gregos não se preocupavam com os aspectos formais , se estava tudo certinho entre regras , mais sim o seu significado e o entendimento das pessoas apartir de uma determinada pronúnciação.

Os estóicos definiram Lógos(phone) e léxis, em que logos era extremamente procupado no sentido de uma palavra , enquanto a léxis não se preocupava com o significado , mais sim se dividia em palavras totalmente sem "sentido" e palavras , que junto a outras , podem ter seu sentido idêntificado.

A doutrina da gramática estóica influenciou muito em Roma, principalmente um dos mais renomados filósofo-historiador-antiquário Marcos Terêncio Varrão. Ele propôs duas dicotomias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com