TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da linguística

Resenha: História da linguística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Resenha  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  380 Visualizações

1) A História da linguística

O estudo sobre linguística deu-se na época da Grécia antiga, Aristóteles foi quem a iniciou, depois na Índia e os próprios gregos foram agregando conhecimentos. Hoje estes conhecimentos são as raízes da linguística latina, grega e hindu. Grandes nomes também influenciaram esta ciência e suas divisões.

Segundo Martinet: “a linguística é o estudo científico da linguagem humana. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer- se”.

Como Linguística pode-se dizer que há nela várias divisões como: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática, a Linguística Textual, Análise da Conversação, Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística, Neolinguística, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem e Línguas Indígenas.

O linguista aplicado pode auxiliar o ser humano a conscientizar-se sobre o modo como a linguagem contribui para o domínio de algumas pessoas sobre outras. Qualquer produção de conhecimento gerada por ele, deve portanto, responsabilizar-se por um projeto politico-pedagógico que busque transformar uma sociedade desigualmente estruturada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com