TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVENÇÃO DO TELEFONE

Projeto de pesquisa: INVENÇÃO DO TELEFONE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

trabalho sem nada

Dicas para uma boa interpretação de texto

Dificuldades para interpretar textos? Clique aqui e conheça dicas eficientes para uma boa interpretação de texto.

Hipertexto

A Linguística e a Tecnologia da Informação: Clique e descubra o hipertexto!

Informatividade: uma característica textual

Ao ler um determinado texto você percebe que ele lhe acrescentou novas informações? Saiba então que ele possui informatividade. Informe-se mais ainda clicando aqui!

Interpretação textual

Quando você consegue ver sentido nas palavras e ideias proferidas em um texto qualquer, significa que você fez uma boa interpretação textual. Clique e confira mais detalhes!

O acróstico - Uma recriação textual

Interaja-se com esta modalidade e crie você também!

O hipertexto - uma ferramenta cultural interativa

Conheça suas particularidades!

O texto teatral - Uma linguagem encenada

Atenha-se às características que o difere da história narrada!

Palavras de transição

Atuando como elementos de conexão em um texto estão as palavras de transição. Clique aqui, a fim de conhecê-las um pouco melhor!

Texto e discurso

O que é texto? O que é discurso? Saiba de todos os detalhes acerca de ambos os elementos, clicando aqui!

Textos de divulgação científica

Compartilhe-se com suas características de natureza linguística!

Textos humorísticos

Compartilhe-se de suas peculiaridades discursivas!

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 83 – A INVENÇÃO DO TELEFONE (Nível Fundamental)

setembro 16, 2014

Categories: Ensino Fundamental, TEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 83 – A INVENÇÃO DO TELEFONE (Nível Fundamental)

A INVENÇÃO DO TELEFONE

Garotinho ainda, o escocês Graham Bell dizia aos pais que quando crescesse queria ser inventor. Mas vocês sabem, querer ser inventor na Escócia é algo assim como nascer com vocação para astronauta em São Luís do Maranhão. A Escócia não é exatamente um país de inventores. Os poucos que pretendiam sê-lo, no caminho de casa para a oficina acabavam sempre entrando num bar e na oitava dose da maior invenção escocesa já não lembravam mais o que queriam inventar. Graham Bell salvou-se porque não bebia. De qualquer maneira não via muito futuro na Escócia onde tudo o que se poderia inventar já tinha sido inventado: a bicicleta, o uísque, a gaita de fole e a saia escocesa.

Contrariado com essa falta de perspectiva, Bell um dia chegou em casa e anunciou que iria para os Estados Unidos, “país onde estão inventando as coisas”. Arrumou sua maleta (parecida com a dos funcionários da Telerj), passou uns tempos na Alemanha, no Canadá e, finalmente, instalou-se em Boston onde depois de se naturalizar norte-americano deu um pulinho no Registro de Inventos e Patentes e, muito seguro de si, perguntou ao funcionário: “Por obséquio, eu gostaria de saber o que está faltando ser inventado aqui”. O funcionário pediu para aguardar um pouco e consultou uma longa lista: “Bem, ainda não apareceu ninguém para inventar o telefone”.

– Então, deixa comigo – afirmou Bell cheio de confiança.

Na realidade, Bell quase teve de inventar outra coisa para ver seu nome nas enciclopédias. Antes dele outro americano, Page, já desconfiava que as ondas elétricas podiam transmitir o som; um francês, Bourseul, afirmou que as palavras podiam ser levadas tanto pelo correio como pela eletricidade e o alemão João Felipe chegou a construir um telefone e só não tirou patente porque seu dinheiro acabou e ele não pôde construir o outro aparelho: com um aparelho só, como poderia falar no telefone?

Mas o grande adversário de Graham Bell foi um eletricista de Chicago chamado Elisha Gray. No dia 12 de fevereiro de 1876 Bell entrou no Escritório de Registros de Invenções de Boston com seus telefones debaixo do braço, sem saber que naquele mesmo dia Elisha fazia a mesma coisa em Chicago. Os dois se proclamaram inventores do telefone. A polêmica tomou conta do país e foi parar no tribunal, que deu vitória a Bell. Segundo o juiz, Bell só se tornou o inventor oficial do telefone porque conseguiu linha primeiro.

A invenção repercutiu por todo o mundo. Dia seguinte já havia uma multidão na porta da casa de Graham Bell querendo conhecer aquele aparelhinho misterioso. E formou-se então a primeira fila para falar no telefone. Bell, que investiu todo o seu dinheiro na invenção, não esperava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com