TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Media

Ensaios: Idade Media. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  4.871 Palavras (20 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 20

A Idade Média foi definida como uma "idade das trevas", uma vez que os espíritos iluminados a partir do renascimento consideravam que comparada com a sua cultura a Idade Média não tinha valor, visto que se afirmava que a Idade Média havia esquecido o Classicismo.

Muito pelo contrário, a Idade Média é não um buraco cultural na História, mas uma fase de um processo evolutivo da cultura do fim do império romano. Para a música, esta evolução revelar-se-ia bem frutífera. É, com efeito, da Idade Média que datam para nós ocidentais os registros musicais mais antigos, por uma simples razão: não porque a música só tivesse "nascido" então, mas porque a notação musical que hoje conhecemos é uma invenção medieval.

Também na música a Idade Média não esqueceu o classicismo, e com efeito os religiosos da altura, e primeiros teóricos de música, adotaram o sistema musical de Pitágoras. Graças aos árabes, a partir e principalmente de Averróis e dentro da ideologia renascentista, que é fazer surgir os moldes da cultura clássica greco-romana, podemos dizer que a idade das trevas nada teve de obscuro. Muito pelo contrário, vemos na expressão trovadoresca o ideal artístico musical e poemático. É o ressurgir do aedo (poeta grego que confeccionava o verso e o defendia em praça pública cantando), que através de sua maestria, confeccionava música da mais alta qualidade.

As invenções litero-musicais fomentadas por Arnaut Daniel (1180-1210), Marcabru (1130-1150), do primeiro trovador Guilhem de Peitieeu (1071-1127) avô de Ricardo Coração de Leão, Bertran de Born (1140-1210), Bernart de Ventadorn (1150-1195) e Peire Cardenal (1216-1271), seguindo uma linha de estudo traçada por Augusto de Campos no antológico livro "Verso, reverso e controverso", são fontes inesgotáveis de sabedoria e proficiência no fazer literário musical. Os trovadores chegaram a tal ponto de invenção que é praticamente impossível dissociar a palavra da música. O trovador passou a ser um misto de artesão, cantor, instrumentista e divulgador de sua obra. Podemos ainda dizer, que é Arnaut Daniel o mais importantes de todos. Pois sua maestria versicular encontra-se no auge do poeta músico. valendo uma homenagem de Dante Alighieri, colocando o poeta no inferno (isso nada tem de pejorativo. Os verdadeiros homens do tempos de dante e anteriores à ele, estão quase todos no inferno), fazendo o poeta, inclusive, a falar na lingua provençal. Sendo o próprio Dante a síntese da poesia trovadoresca.

Não podemos esquecer que foi graças Chrétien de Troyes, trovador da corte de Eleonora de Aquitania, que formulou as primeiras aventuras em forma de versos, dando origem aos romances de cavalaria ou assunto bretão. A mítica Arturiana deve-se às aventuras cantadas por Chrétien e depois difundidas em toda europa medieval.

Quanto à música profana, esta é a época do trovador, do cantor que perambula de terra em terra em busca do seu sustento , vendendo a sua arte. Assim, acabariam por começar uma tradição musical que levaria no futuro à compilação dos preciosos cancioneiros do final da Idade Média e da Renascença, e à proliferação de um todo mundo harmônico da música dos séculos seguintes.

Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovador

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaut_Daniel

http://www.clerioborges.com.br/oficinatrovadorismo.html

1 - Introdução

2 – Surgimento do Trovadorismo

3 – Poetas e Músicos

4 – Conceito de Trova

5 – Primeiras Manifestações

6 – Trovadores Provençais

7 – Gêneros Satírico e Lírico

8 – Os Cancioneiros Manuscritos.

Cantigas de Escárnio

Cantigas de Maldizer

9 - As Novelas de Cavalaria As Novelas dão origem as Cantorias de Viola dos Dias atuais

10 - Expansão do Trovadorismo

11 - Primeiros Trovadores

12 - Trovismo e Neotrovismo

13 - Entidades de Trovadores no Brasil Atual

14 -CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS (CTC)

1 - Introdução

O surgimento da Trova está intimamente ligado à poesia da Idade Média. Durante a Idade Média, Trova era o sinônimo de poema e letra de música. Hoje a Trova possui a sua conceituação própria, diferenciando da Quadra e da Poesia de Cordel, e do Poema musicado da Idade Média.

Trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa. Esse movimento literário compreende o período que vai, aproximadamente do século XII ao século XIV.

2 – Surgimento do Trovadorismo

A partir desse século, Portugal começava a afirmar-se como reino independente, embora ainda mantivesse laços econômicos, sociais e culturais com o restante da Península Ibérica. Desses laços surgiu, próximo à Galícia (região ao norte do rio Douro), uma língua particular, de traços próprios, chamada galego-português. A produção literária dessa época foi feita nesta variação lingüística.

A cultura trovadoresca refletia bem o panorama histórico desse período: as Cruzadas, a luta contra os mouros, o feudalismo, o poder espiritual do clero.

O período histórico em que surgiu o Trovadorismo foi marcado por um sistema econômico e político chamado Feudalismo, que consistia numa hierarquia rígida entre senhores: um deles, o suserano, fazia a concessão de uma terra (feudo) a outro indivíduo, o vassalo. O suserano, no regime feudal, prometia proteção ao vassalo como recompensa por certos serviços prestados.

Essa relação de dependência entre suserano e vassalo era chamada de vassalagem.

Assim, o senhor feudal ou suserano era quem detinha o poder, fazendo a concessão de uma porção de terra a um vassalo, encarregado de cultivá-la.

Além da nobreza (classe que pertenciam os suseranos) e a classe dos vassalos ou servos, havia ainda uma outra classe social: o clero. Nessa época, o poder da Igreja era bastante forte, visto que o clero possuía grandes extensões de terras, além de dedicar-se também à política.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com