TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação

Artigo: Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Artigo  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Inovação

A inovação está relacionada direta e indiretamente com o empreendedorismo, pois ela é baseada especificamente no espírito empreendedor. Nesse contexto, pode-se afirmar de que numa organização, não basta somente saber inovar, é preciso que haja um entendimento bastante complexo quando se trata de administrar tal inovação, pois esse é o caminho para que se obtenha um sucesso independente se for de curto ou em longo prazo.

DAVILA et. al (2006, p.21) ao se referir à organizações afirma que a “ inovação não é apenas a oportunidade de crescer e sobreviver, mas, também, de influenciar decisivamente os rumos da indústria em que se insere”.

Em uma empresa quando a inovação for de qualidade ela trás uma oportunidade crescimento mais rápido, eficaz e com uma facilidade maior do que os concorrentes do mercado. Segundo DAVILA et. al (2006, p.33)

A inovação precisa ser uma teoria em pratica; os administradores devem comprometer-se com ela e então transformar esse compromisso em ações. Desta forma, outros administradores ao longo da empresa poderão sentir-se motivados a seguir este exemplo.

“Os empreendedores inovam. A inovação é o instrumento específico do espírito empreendedor. É o ato que completa os recursos com a nova capacidade de criar riqueza. A inovação, de fato, cria um recurso” (DRUCKER, 1986, p. 39).

É uma ferramenta que é utilizada especificamente pelos empreendedores, no qual se submetem a trazer transformações e gerar novas oportunidades para a expansão do seu negócio tornando-o um diferencial em comparação com concorrentes. (DRUCKER, 1986).

Inovação tem a ver com a mudança, fazer as coisas de forma diferente, de criar algo novo, de transformar o ambiente onde se está inserido. É algo mais abrangente que apenas a comum relação que se faz com a criação de novo produtos ou serviços. É um termo econômico ou social, mais do que técnico. (DORNELAS, 2003, p.17)

Ao se falar em inovação empresarial muda um pouco a linha de raciocínio, pois com a implantação de novos métodos organizacionais, tais como mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa, o principal objetivo do empreendedor é que sua nova ideia traga benefícios e cause um impacto significativo em termos de lucros e na participação de mercado. Sendo que as melhorias que são continuas praticamente estáveis não conseguem gerar vantagens na competitividade em grandes períodos, apenas mantem a empresa viva no mercado, sem se diferenciar das outras (DRUCKER, 1986).

Quando uma organização possuir um profissional empreendedor com características inovadoras sem duvida será destacada com uma boa presença de mercado, uma boa estrutura de preços e de receita empresarial (DRUCKER, 1986).

Ser inovador é trazer algo novo para a realidade, transformar algo que está em pleno repouso que jamais havia sido explorado, em um recurso que pode dotar grande valor econômico, porém sem compromisso de gerar lucros como acontece com o empreendedor, mas sim pelo simples fato de fazer descobertas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com