TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx Atividade avaliativa em equipe

Por:   •  10/12/2018  •  Seminário  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  2.825 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CAMPUS: Fronteira Oeste

Pontes e Lacerda

Atividade avaliativa em equipe

4º. bimestre – 2º. Ano

Tema:  Karl Marx, sociedade e trabalho

Professora:  Juliana Nicolau

Nome: Matheus da Silva Santos

Data :  05/12/2018  

  1. O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz da sociedade? (até 1,0)

R: Modo de produção é o definidor das mudanças, se dividindo entre forças produtivas, que envolve meios de produção e mão de obra, e relação de produção que são as diversas relações ali geradas, a mais importante, proletário e burguês. Para Karl Marx o modo de produção é o principal causador das mudanças, por meio do proletário que busca revolução, busca por mudança em algum sentido.

  1. “A história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos em uma guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária de toda sociedade ou pela destruição das duas classes em luta” (MARX Karl; ENGELS Friedrick. Manifesto do Partido Comunista, 1997, p. 94).  Em relação ao trecho acima faça uma análise que aponte as classes sociais identificadas ao longo da história, as relações entre elas e o que leva às transformações sociais, de acordo com Marx.  (até 2,0)

R: Marx cita “homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro”, hoje em dia podemos identificar duas classes, que conhecemos superficialmente como classes “Burguesa e Proletária”, ou “Opressores e Oprimidos”, é fácil identificar a relação de oposição entre as duas classes, o que leva a conflitos em varias esferas como a intelectual  e cultural, esse conflito de interesses pode levar a grandes mudanças, como foi ocorrido com a escravidão, onde os escravos eram privados de sua vontade e direito de ficarem livres mas por meio de várias discussões e motivos distintos foram “libertados”, mas para Marx é necessário o uso da força para causar uma transformação, tomando como exemplos os escravos negros, força era usa para impor-lhes uma vontade que não os pertencia, para acabar com isso logo seria necessário o uso de força igual ou superior.

  1. Quais relações Marx estabelece entre trabalho e valor? (até 1,0)

R: Para Marx o valor dado a algo tem relação direta a média de trabalho que foi ali utilizado, levando em conta os trabalhos anteriores, da extração da matéria prima ate a finalização;

  1.  Segundo Aron, para Marx, “o tempo de trabalho necessário para o operário produzir um valor igual ao que recebe sob forma de salário é inferior à duração efetiva do seu salário”. (ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 148). Com base no trecho, faça o que se pede. (até 2,0)

A) A proposição apresentada por Aron está ligada a qual conceito dentro da teoria marxista? Explique esse conceito.

B) Como este conceito, dentro da teoria marxista, pode ser desdobrado como absoluto e relativo? Explique esses desdobramentos, caracterizando-os e definindo-os.

C) A partir dos conceitos absolutos e relativos de que forma podemos analisar o avanço tecnológico da indústria para os trabalhadores?

  1. Leia as sentenças abaixo e marque V (para verdadeiro) ou F (para falso) (até 1,0)

  1. (F) Para Marx, o fenômeno da alienação fica restrito ao processo produtivo. As atividades culturais, religiosas ou de lazer sofrem menos influência da ideologia burguesa e, por isso, constituem espaços fundamentais para a formação da consciência de classe.
  2. (V) No modo de produção capitalista, em sua maioria, os trabalhadores apresentam dificuldades em se reconhecer enquanto uma classe social, que produz riqueza e produtos.
  3. ( F )  O termo alienação vem de uma ideia judaica referente ao ato de transferir ou vender um bem ou direito. Na concepção marxista, ele apresenta o sentido de desumanização e injustiça.
  4. (V) No modo de produção capitalista, a força de trabalho é uma mercadoria, capaz de criar valor, de acordo com o tempo de trabalho socialmente necessário à sua produção.
  1. Analise as fotos abaixo, para tanto utilize os conceitos marxistas de classe social, modo de vida, conflito de interesse e trabalho e valor. (até 2,0)

[pic 2][pic 3]

R:

  1. Leia o trecho abaixo e explique de forma Marx vê a tendência do capitalismo. Cite dois exemplos dessa tendência na atualidade. (até 1,0)

 

“Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras.” (MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1981. p. 24-25.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (130.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com