TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensaios: LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2013  •  6.316 Palavras (26 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

O Presente Artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abordou os principais aspectos relacionados entre leitura e Educação Infantil. Neste Estudo, nosso principal objetivo é discutir as possíveis soluções que possam ajudar o docente a enfrentar os desafios existentes na promoção da leitura na Educação Infantil, considerando a importância da literatura infantil no processo de aprendizagem. Na elaboração metodológica deste texto, além de contarmos com a pesquisa bibliográfica também realizamos consultas às páginas da internet que tratam da questão do papel da leitura na formação curricular do alunado da Educação Infantil. O livro tem o poder de desenvolver na criança leitora a criatividade, a sensibilidade, o senso crítico, a sociabilidade e a imaginação; e leva a criança a aprender. É lendo que se aprende a ler, a escrever e a interpretar, formando assim um verdadeiro leitor, leitor no mundo que o rodeia. Partindo desta óptica, veremos que o trabalho de estimular o prazer de ler na criança não deve ser apenas responsabilidade da escola, mas também da família e de toda a sociedade, pois uma criança letrada é elemento fundamental na formação de uma sociedade intelectualmente mais preparada para enfrentar os problemas que lhe aflige. Portando, destacaremos aqui a importância da Literatura Infantil para a educação da criança, além de buscarmos comprovar sua importância e necessidade para o aprendizado infantil.

Palavras-chave: Desafios. Educação Infantil. Leitura.

ABSTRACT

The present article was developed from a literature search that addressed the main issues between Reading and Early Childhood Education. In this study, our main objective is to discuss the possible solutions that can help the teacher to confront the challenges in promoting reading in kindergarten, considering the importance of children's literature in the learning process. In preparing this text methodological, and count on a literature search also conduct consultations with web pages that deal with the question of the role of reading in the training curriculum of the students from Kindergarten. The book has the power to develop in the child reader creativity, sensitivity, critical thinking, sociability and imagination, and leads the child to learn. Is reading you learn to read, write and interpret, thus forming a real reader, the world around you. From this perspective, we see that work to stimulate the pleasure of reading in children should not only be the responsibility of the school, but also the family and the whole society, because a child is literate key element in the formation of a more intellectually prepared to address the problems that ails you. Porting, we highlight here the importance of Children's Literature for the child's education, and seek to prove its importance and need for learning child.

Keywords: Challenges. Early Childhood Education. Reading.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 09

2. PROBLEMÁTICA 11

3. OBJETIVOS 12

3.1. OBJETIVO GERAL 12

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 12

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 13

4.1. OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL 16

4.2. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL 18

4.3. O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA 22

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

1. INTRODUÇÃO

O Presente Artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abordou os principais aspectos relacionados entre leitura e Educação Infantil. No decorrer da história da educação, muito tem se discutido sobre a importância da formação de leitores, mas pouco se tem feito no sentido de possibilitar professores e pais no que se refere desenvolver na criança o gosto pela leitura, considerando que o ato de ler não busca apenas à formação acadêmica do discente, mas a sua formação para a cidadania.

O livro tem o poder de desenvolver na criança leitora a criatividade, a sensibilidade, o senso crítico, a sociabilidade e a imaginação; e leva a criança a aprender. É lendo que se aprender a ler, a escrever e a interpretar, formando assim um verdadeiro leitor, leitor do mundo que o rodeia. Portanto, destacaremos aqui a importância da literatura infantil para a educação da criança, além de buscarmos comprovar sua importância e necessidade para o aprendizado infantil, tendo em vista que é através da formação de leitores competentes que estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade letrada e intelectualmente ativa, onde os saberes são devidamente valorizados.

Comprovado o papel da leitura na promoção de uma aprendizagem curricular satisfatória, abordaremos também as dificuldades que o educador enfrenta na formação de um leitor eficiente, ou seja, os desafios vivenciados pelos professores em salas de aulas para incentivar nos alunos o gosto pela leitura.

Metodologicamente a nossa pesquisa norteia-se na reflexão de que o trabalho de estimular o prazer de ler na criança não deve ser apenas responsabilidade da escola, mas também da família e de toda a sociedade, pois uma criança letrada é elemento fundamental na formação de uma sociedade intelectualmente mais preparada para enfrentar os problemas que lhe aflige. Portanto, é imprescindível, segundo Gil (2009, p. 08), “determinar o método que possibilitará chegar a esse conhecimento”.

Do ponto de vista de seus objetivos é descritivo por que, de acordo com Oliveira (2007, p. 68), “procura analisar fatos ou fenômenos, fazendo uma descrição detalhada da forma como se apresentam esses fatos e fenômenos, ou mais precisamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com