TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A LEITURA ATRAVÉS DE CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Casos: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A LEITURA ATRAVÉS DE CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A leitura é fundamental em qualquer idade, pois a leitura é fonte de conhecimento, mantém o leitor informado e atualizado dos acontecimentos e, quando se trata da Educação Infantil, a leitura de contos é importante para que a criança trabalhe a sua imaginação, sua criatividade, relacionando as histórias que ouvem, com o seu dia a dia.

As crianças que se encontram na Educação Infantil, devem cultivar o gosto pela leitura, por ouvir histórias que enriqueçam o seu conhecimento, de forma que possam, no futuro, serem excelentes alunos, tomando desde a Educação Infantil, o gosto pela leitura, pelas histórias da nossa literatura infantil.

O estágio teve então como objetivo, verificar a forma como os professores ministram as suas aulas, a didática de ensino, como eles resolvem os problemas de aprendizagem em sala de aula, sua atuação na Educação Infantil, inicio da caminha da criança em sua trajetória de aprendizagem.

O paper estrutura-se em quatro partes, sendo a presente introdução, a primeira parte, com breves considerações acerca do tema a ser trabalhado, seus objetivos e estruturação do artigo. A segunda parte aborda a área de concentração e fundamentação teórica, trazendo autores que tratam sobre o projeto a ser trabalhado, a leitura e a literatura. A terceira parte relata a vivência do estágio, das visitas realizadas no Centro de Educação Infantil. A quarta e última parte apresenta as considerações finais sobre a realização do estágio, sobre a vivência em sala de aula, da comparação entre a teoria e a prática do professor.

2 ÁREA DE CONCENTAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Área de concentração: metodologia do ensino.

2.1 A Importância da Leitura para a Educação Infantil

A leitura é antes de tudo um ato concreto, observável, que recorre a faculdades definidas do ser humano. Com efeito, nenhuma leitura é possível sem um funcionamento do aparelho visual e de diferentes funções do cérebro. Ler é, anteriormente a qualquer analise do conteúdo, uma operação de percepção e identificação e de mente a qualquer analise do conteúdo, uma operação de percepção, de identificação e de memorização dos signos (JOUVE, 2002, p. 17).

O charme da leitura provem em grande parte das emoções que ela suscita. Se a recepção do texto recorre às capacidades reflexivas do eleitor, influi igualmente talvez, sobretudo sobre sua afetividade. As emoções estão de fato na base do principio de identificação, motor essencial da leitura de ficção. É por que eles provocam em nos admiração, piedade, riso ou simpatia que as personagens romanescas despertam o nosso interesse (JOUVE, 2002, p. 19).

O processo de leitura emprega uma série de estratégias – amplos esquemas para obter, avaliar e utilizar informação – que são desenvolvidas para obter, avaliar e utilizar informação – que são desenvolvidas pelos leitores para trabalhar com o texto a fim de que seja possível compreendê-lo e construir significados (CARDOSO-SILVA, 2006, p. 28)

A leitura é uma experiência que se encontra, como, tal submetida a um conjunto de variáveis que a priori não são da competência da teoria literária. A leitura, mais que o leitor, é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com