TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo Ergonômico

Pesquisas Acadêmicas: Laudo Ergonômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 4

LAUDO ERGONÔMICO

ESCOLA BANDEIRANTE

RIO VERDE-GOIÁS

ABRIL / 2014

Aos Cuidados da Diretoria desta Escola:

ESCOLA BANDEIRANTE,

Estamos enviando por meio deste a presente proposta, que tem por finalidade a prestação de serviços de Ergonomia, levantando dados para análise ergonômica do trabalho nos diversos ambientes desta escola, analisando os agentes ergonômicos pertinentes à atividade desenvolvida, conforme estabelece a Portaria n. 3.214/78 alterada pela Portaria n. 3.751/90 – Norma Regulamentadora (NR-17).

O objetivo central das atividades presentes nesta proposta é a análise crítica das condições de trabalho dentro do contexto escolar, com a finalidade de apontar as atuais condições e possíveis melhorias, de modo a definir os aspectos a serem analisados em profundidade para posterior intervenção corretiva. Além de, contribuir para o bem estar dos estudantes, eliminando ou diminuindo os fatores que podem alterar a saúde dos alunos e interferir no melhor desempenho de sua atividade, o estudar deve, antes de qualquer coisa, ser um instrumento físico facilitador no processo educacional.

Descrição dos Serviços:

Os trabalhos serão desenvolvidos em duas etapas distintas, visando à elaboração do Laudo Ergonômico Escolar:

- Visitas ao local para levantamento das condições de trabalho;

- Aplicação de entrevistas aberta e questionários sobre os assuntos inerentes ao trabalho desenvolvido em cada posto;

- Análise ergonômica das condições de trabalho observadas;

- Levantamento das condições locais.

Esta etapa será desenvolvida através de visita para levantamento e entrevistas junto aos usuários e pessoal relacionado com os trabalhos nas áreas a serem analisadas, a fim de se estabelecer as rotinas e procedimentos de trabalho, características dos equipamentos, comunicação entre grupos, iluminação, conforto acústico, nível de iluminamento e etc.

Levantamentos de campo:

Visam levantar as situações reais presentes nas instalações e equipamentos, bem como as condições e procedimentos de trabalho adotados na prática (trabalho real), através de:

- Observação dos trabalhos em realização;

- Análise das condições ambientais;

- Observação dos fatores de risco presentes no trabalho;

- Levantamento das exigências posturais, motoras e visuais impostas pelos equipamentos e pela organização do trabalho;

- Entrevistas com usuários e encarregados objetivando levantar os pontos críticos dos equipamentos e do trabalho.

Os levantamentos de campo serão realizados através de fotografia e/ou filmagem do trabalho em execução.

Análise das Condições de Trabalho:

A ergonomia dentro do contexto escolar deve contribuir para o bem estar dos estudantes, eliminando ou diminuindo os fatores que podem alterar a saúde dos alunos e interferir no melhor desempenho de sua atividade, o estudar.

Segundo Moro (2005), o mobiliário escolar (e a cadeira de sala de aula é o mais importante, pois é nela que o aluno passa a maior parte do seu tempo de permanência na escola) juntamente com outros fatores físicos, é notadamente um elemento da sala de aula que influi circunstancialmente no desempenho, segurança, conforto e em diversos comportamentos dos alunos. Ele deve, antes de qualquer coisa, ser um instrumento físico facilitador no processo educacional.

Portanto, nesta etapa deverão ser analisados os dados levantados na etapa anterior, com o objetivo de determinar suas consequências tanto para a saúde e conforto dos operadores quanto para a eficiência do trabalho. Esta etapa compreende também, a análise das normas e recomendações internas atuais, com o objetivo de propor seu aperfeiçoamento e complementação, se for o caso.

Os serviços serão materializados na forma de Laudo Ergonômico, onde serão apresentadas as avaliações ergonômicas para cada um dos setores e postos visitados. O relatório deve conter textos e fotos necessárias para o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com