TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislaçao e normas técnicas

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]00[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

  1. Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        desenvolvimentO        4

2.1        ANÁLISE AS CONDIÇÕES DA HIGIENE DO TRABALHO E IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS PRESENTES NO AMBIENTE E TRABALHO.        4

2.2        Elaboração do mapa de risco        4

2.2.1        Exemplo:        4

2.3        Principais riscos e principais epi/epc associados.        5

2.4        identificação dos possiveis resíduos gerados na atividade e destinações ambientalmente adequadas.        5

2.4.1        Codigos de cores para diferentes tipos e resíduos.        5

2.5        estratégias que o tecnólogo pode desenvolver para implementação e concientização das organizações e dos empresários quanto à elaboração e implantação do pcmso nas organizações.        6

2.6        importância de realizar investimentos na saúde ocupacional e medicina do trabalho.        6

2.7        aspectos legais que tratam sobre a saúde do trabalhador nas empresas.        6

3        conclusão        8

4        Referencias        10



  1. INTRODUÇÃO

Durante muito tempo foi vendida a ideia de que o problema os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho era um tema só para certos especialistas: engenheiro de segurança, médicos do trabalho, gerencia as empresas e outros técnicos especializados seriam os únicos detentores do conhecimento para analisar o risco no local de trabalho e propõe soluções.

Neste ponto e vista, os trabalhadores seriam menos passivos e coadjuvantes, indo às exames e respondendo a perguntas aos médicos, ou mesmo sendo acusados como responsável pelo acidente, através do conceito de ato inseguro que é perverso significativamente errado.


  1.   desenvolvimentO

  1. ANÁLISE AS CONDIÇÕES DA HIGIENE DO TRABALHO E IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS PRESENTES NO AMBIENTE E TRABALHO.

Propõe-se a combater de um ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, eliminando as condições inseguras do ambiente educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas para riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

  1. Elaboração do mapa de risco

Mapa de risco e uma representação dos riscos presentes no ambiente de trabalho. E apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo com o nível de riscos com as cores correspondentes a eles, o tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local, sendo riscos: pequeno, médio e grande.

  1. Exemplo:

[pic 14]

  1. Principais riscos e principais epi/epc associados.

A legislação de segurança do trabalho Brasileira considera como riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentrações ou intensidade, e o tempo máximo de exposição limites pré-estabelecidos. Para cada atividade laboral que envolve algum dos riscos citados existe um equipamento de proteção individual (EPI) ou equipamento de proteção coletiva (EPC), cada epi ou epc e apontado de acordo com o tipo de atividade e o grau de riscos, estabelecidos em acordo com as NR’s.

  1. identificação dos possiveis resíduos gerados na atividade e destinações ambientalmente adequadas.

O gerenciamento correto dos resíduos gerados e importante para garantir a qualidade da saúde coletiva e a preservação do meio ambiente.

Para cada tipo de resíduo existe uma cor para classifica-lo e garantir sua correta destinação.

  1. Códigos de cores para diferentes tipos e resíduos.

[pic 15]

  1. estratégias que o tecnólogo pode desenvolver para implementação e concientização das organizações e dos empresários quanto à elaboração e implantação do pcmso nas organizações.

O papel de um tecnólogo e avaliar causa, bem como o ambiente as condições de trabalho os riscos esta ou será exposto cada trabalhador na empresa.

Essas estratégias devem estar associadas à politica e responsabilidade social da empresa na promoção de local de trabalho seguro e saudável incluindo medidas de segurança e saúde no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (95.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com