TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Ohm

Dissertações: Lei De Ohm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

1. Objetivos

O experimento tem como objetivo identificar a lei de Ohm, montar o gráfico da tensão pela corrente, determinar a resistência a partir do gráfico, comparar o valor encontrado com o valor nominal do resistor.

2. Introdução

A energia elétrica pode se transformar em outras formas de energia. É ocaso, por exemplo, da lâmpada elétrica, do aquecedor ou ferro elétrico, em que a energia das cargas elétricas se transforma em calor (efeito Joule). Esses aparelhos são constituídos de filamentos metálicos chamados de resistores. Neles se observa a transformação de energia elétrica em térmica.

Estudando a corrente elétrica que circula nos resistores, Georg Simon ohm – cientista alemão que viveu entre 1789 e 1854 determinou, experimentalmente, a relação que há entre a diferença de potencial (Uab) nos terminais de um resistor, e a intensidade de corrente elétrica (i) neste resistor.

A lei de ohm é descrita por:

UAB=R*i

Onde UAB é a diferença de potencial (DDP) entre os pontos A e B, onde R é a resistência elétrica e i é a corrente elétrica que passa pelo resistor. Assim, para um dado circuito no qual a resistência é a constante, a corrente e a voltagem são proporcional entre si. Isso significa que a corrente será duas vezes maior para uma DPP também duas vezes maior, é Ω (ohm). Se traçarmos um gráfico da DPP (U) pela corrente (i),teremos uma reta cujo o coeficiente de inclinação indica o valor da resistência.

Vamos chamar todos os resistores que obedecerem a essa relação de resistores ôhmicos. Caso os resistores não tenham esse comportamento vamos considerá-los não-ôhmicos.

Um circuito elétrico pode ser definido como o percurso completo pelo qual os elétrons podem se escoar de um terminal de uma fonte de tensão, passando através de condutores e componentes, até chegar ao terminal oposto da mesma fonte. Diversos elementos podem compor um circuito, tais como gerador, resistores, capacitores, motor elétrico, lâmpada etc., conectados por fios condutores. A figura abaixo representa um circuito elétrico de corrente continua.

OBS: A representação gráfica de um circuito elétrico de corrente continua. Os símbolos representam gerador de corrente continua (DC), amperímetro (A), voltímetro (V) e elemento resistivo (R).

Um circuito é de corrente continua (abreviado usualmente por CC ou DC – Direta correm) quando o valor da corrente elétrica (i), que percorre o circuito, permanece constante com passar do tempo. Isso significa que a fonte de alimentação CC mantém sempre a mesma polaridade, de forma que a corrente no circuito tenha sempre o mesmo sentido da corrente é, por convenção, do terminal potencial elétrico (+) para o de menor potencial (-).

Um circuito é dito de corrente alternada (abreviado usualmente por CA ou AC – Alternate corrent) quando o valor da corrente elétrica i que percorre o circuito varia senoidalmente com o passar do tempo. Nesse caso, a tensão muda de polaridade em períodos bem definidos, de forma que acorrente no circuito circula ora num sentido, ora no outro. A figura a seguir representa um circuito elétrico de corrente alternada.

OBS: A representação gráfica de um circuito elétrico de corrente alternada. Os símbolos representam gerador de corrente alternada (AC), amperímetro (A), voltímetro(V) e elemento resistivo (R).

Nos condutores metálicos, a corrente elétrica é formada por cargas negativas (elétrons) que se deslocam do potencial menor para o maior. Assim, para evitar o uso freqüente de valores negativos para corrente, utiliza-se um sentido convencional para ela, isto é, considera-se que a corrente elétrica num condutor metálico seja formado por cargas positivas, indo, porem, do potencial maior para o menor.

A corrente elétrica pode causar diversos efeitos e perturbações no corpo humano, principalmente quando ela atravessa o coração ou o tórax

3. Materiais utilizados

Um protoboard

Um resistor

Fios e conexões

Um amperímetro

Uma fonte de tensão

4. Parte Experimental

Com o protoboard, resistor, fonte de tensão, fios e conexões e o amperímetro montou-se com o auxilio do professor um circuito elétrico de corrente continua da seguinte forma: Saiu se com o fio positivo da fonte ligando ao amperímetro, saindo do amperímetro e ligando ao protoboard que passou pelo circuito e retornou se a fonte. Para cada voltagem fornecida através da fonte de tensão encontrou se uma corrente que variou de 0,2.

5. Analise de resultados

Através da montagem do circuito elétrico onde encontrou se a corrente (i) através da voltagem(V) fornecida, construímos a tabela 1.

Tabela 1: Corrente (i) em relação à Voltagem(V)

Voltagem(V) Corrente (i)

0.5 0.7m/A

1.0 1.2m/A

1.5 1.7m/A

2.0 2.2m/A

2.5 2.7m/A

3.0 3.2m/A

3.5 3.7m/A

4.0 4.2m/A

4.5 4.7m/A

5.0 5.2m/A

5.5 5.7m/A

6.0 6.2m/A

6.5 6.7m/A

7.0 7.2m/A

7.5 7.7m/A

8.0 8.2m/A

Através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com