TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa E Sua Importancia

Artigo: Lingua Portuguesa E Sua Importancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das mais comuns definições de indisciplina é quando o aluno impede que a escola cumpra com seus objetivos. Mas para que essa disciplina aconteça ela tem origem em três aspectos: a escola, o professor e o aluno.

A escola; quando a escola não oferece a perspectiva de construir em conjunto as regras de um convívio, de interação, pois a escola precisa de regras e normas que orientem seu funcionamento e de convivência entre os diferentes elementos que nela atuam. Nesse sentido, as normas passam a ser compreendidas como condição necessária ao convívio social;

O professor; quando ele não constrói uma aula significativa; quando não critica a postura do aluno que “quebra” conceitos que foram estabelecidos sobre os limites necessários. Um dos fatores que mais estimula a indisciplina, ou a falta de consideração dos alunos ao professor é a falta de coerência entre o que o professor diz e o que ele faz, entre os valores que ele tenta transmitir aos alunos e os que ele mesmo vive. Ou seja, os valores e atitudes cultivados numa escola precisam ser incorporados por toda a equipe de profissionais; a incoerência entre a vivência desses valores pelos professores, pode transmitir aos alunos uma visão distorcida dos valores que a instituição cultiva.

O aluno; quando procura capturar a atenção do professor; certas posturas que a escola tem, desde que estes valores sejam cultivados. Muitas crianças têm uma criação familiar totalmente autoritária, estão acostumadas a serem surradas e a receberem severos castigos. Por esta razão não conseguem viver em ambiente democrático. Mas também há, muitos pais que acabam dando liberdade excessiva a seus filhos, criando-os indisciplinados, cheios de dengos, que não conseguem conviver com obrigações rotineiras e sentem-se frustrados quando não são os centros das atenções.

Ou seja, as crianças precisam sim aderir às regras (que implicam valores e formas de conduta) e estas somente podem vir de seus educadores, pais ou professores. Os limites implicados por estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que não pode ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupada dentro de algum espaço social – a família, a escola, a sociedade como um todo.

Então é mais fácil para os alunos seguirem regras que eles ajudam a criar, chegando à disciplina. Para definir regras, de forma democrática, a classe toda discute, sob a condição de que todos aceitem o que a maioria decidir.

Com a negociação de objetivos e regras com os alunos, estes vão aos poucos aprendendo a serem disciplinados, pois a disciplina é, de modo geral, um trabalho de todos em sala de aula. Constrói-se a melhor maneira de acordo com as necessidades.

Cada atividade em sala de aula tem uma disciplina adequada a seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com