TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO LUDICO NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

Artigos Científicos: A IMPORTANCIA DO LUDICO NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  1.020 Visualizações

CAPITULO II

A IMPORTANCIA DO LUDICO NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

1.1 INTRODUÇÃO

O ensino de Língua Portuguesa precisa de determinadas metodologias agradáveis e eficientes, que ofereça uma aprendizagem expressiva. É necessário alcançar conhecimentos teóricos de métodos que estejam ligados ao ensino e aprendizagem da língua materna, imaginando-se a realidade sociocultural do aluno e observando as variações lingüísticas.

O profissional em Língua Portuguesa deve preparar-se para lecionar de forma capaz e eficiente, com assuntos e projetos metodológicos que proporcione a interdisciplinaridade, desenvolvendo a prática da leitura e escrita. Toda escola tem o encargo de fomentar o desenvolvimento do aluno na sua vida social, politica, econômica e cultural. Por isso é preciso uma maior consideração a cerca de toda problemática que compromete o ensino de Língua Portuguesa em suas características, questionando as multiplicidades e opções e suas formas de integração entre teoria e prática, para que o aluno amplie seus conhecimentos de modo correto nas várias situações comunicativas.

Para se alcançar uma aprendizagem, e um ensino mais eficiente surgiram diferentes métodos didáticos resumindo-se numa forma agradável. Entre esses métodos temos o lúdico, um meio didático dinâmico que trás resultados relevantes para educação. Contudo é preciso uma preparação cuidadosa com atividades muito bem elaboradas. Por meio do lúdico o professor pode elaborar atividades que sejam divertidas e que principalmente prepare os alunos a distinguir princípios éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de proporcionar um maior envolvimento entre os alunos e o professor numa aula diferente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com