TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESTÚDIO LATIN PARA ESTUDAR SYNTAX DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONEXÃO COM UMA CARTA

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DO ESTÚDIO LATIN PARA ESTUDAR SYNTAX DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONEXÃO COM UMA CARTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O LATIM PARA O APRENDIZADO DA SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS DISCNETES DE LETRAS

INTRODUÇÃO

Falar de um idioma estrangeiro como o latim é trilhar por uma história, é falar da cultura de um povo que influenciou no surgimento de novas línguas tido hoje como modernas. Cabe ressaltar que sendo o latim uma língua mais estruturada linguisticamente, com o contato dos outros idiomas dos colonizados e devido a sua superioridade politica, interligou-se aos outros idiomas e assim, as línguas modernas mantiveram certa estrutura – morfossintático, léxico-semântico e fonético, idêntica ao latim, surgindo línguas como o galego-português, o espanhol, provençal, romeno, francês e o italiano.

ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

É importante destacar que os aprendizes graduados em letras, terão o conhecimento da influência etnolinguística latina na formação, e em especial, da língua portuguesa, acarretando no surgimento de suas estruturas linguístico-sintáticas, e mostrando que é possível o aprendizado da sintaxe do português, através do estudo linguístico-sintático do latim. Finalmente espera-se que este trabalho, contribua para que o estudante de letras possa observar que a língua latina, representa uma grande porta para o conhecimento aprofundado de sua própria língua, fornecendo um excelente aporte teórico para a formação do graduando e ao mesmo tempo, a defesa da sobrevivência do ensino do latim que é em última instancia a defesa de aquisição de cultura da nossa historia. Assim, nossos aprendizes devem ser formados com um conhecimento geral das ciências a que se dedicam aprender.

O SURGIMENTO DO LATIM E A SUA INFLUÊNCIA ETNOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Para se falar do latim e sua influência cabe ressaltar uma breve reflexão de Pita: Estuda-se o latim não para ser camareiro, intérprete, correspondente comercial, mas para conhecer, diretamente, a civilização moderna, ou seja, para sermos nós mesmos e nos conhecermos de maneira consciente.

Ao mesmo tempo em que estendiam os seus domínios, os romanos levavam para as regiões conquistadas os seus hábitos de vida, as suas instituições, os padrões de sua cultura. Em contato com outras terras e indivíduos de outras civilizações, ensinavam, mas, também, aprendiam.

No que tange ao desenrolar linguístico, o latim escrito foi sendo apurado, na alta perfeição da prosa de Cícero e César e da poesia de Virgílio. Com o tempo, acentuou-se a separação entre essa língua literária, praticada por uma pequena elite e o latim corrente, língua usada pelos mais variados grupos sociais da Itália.

Esta diferença já era sentida pelos Romanos e segundo Cunha:

Havia uma nítida oposição entre o conservador latim literário ou Clássico e o latim vulgar, compreendidas nesta denominação as inúmeras variedades da língua falada, que vão colóquio polido às linguagens profissionais, e até às gírias.

À partir dessa variante linguística que foi o latim vulgar que soldados, colonos e funcionários romanos levaram para as regiões conquistadas e sob influência de múltiplos fatores, diversificou-se com o tempo, nas chamadas Línguas Românicas.

Ao se falar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com