TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem

Resenha: Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

A produção textual individual de um caráter interdisciplinar tem por objetivos proporcionar uma reflexão nos sujeitos a cerca dos gêneros de narrar e a possível relação com a linguagem Essa atividade foi baseada em uma pesquisa sobre o conceito do gênero textual, Gênero textual do agrupamento narrar, Tipos de gêneros de narrar, Conceito e importância da linguagem corporal para a comunicação, sugerindo atividades para explorar a linguagem corporal2- No segundo texto: Apresento a relação da construção de textos do gênero narrar e a linguagem corporal apontando atividades que possam colocar em prática essa relação.

Os gêneros textuais são os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Partindo desse pressuposto, o gênero é utilizado por sujeitos no processo de interação e contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas.

Postulam-se diferentes tipos de gêneros, a saber: receita culinária, e-mail, carta, relatório, conversa ao telefone, dentre outros. Assim, os gêneros são classificados em escritos ou orais, e o que define o uso discriminado deles é a situação e a demanda.

Conforme Bakhtin (1992) se não existissem os gêneros do discurso e se não os dominássemos, se tivéssemos de criá-los pela primeira vez no processo da fala, se tivéssemos de construir cada um de nossos enunciados, a comunicação verbal seria quase impossível.

No que diz respeito aos gêneros textuais, Marcuschi (2008) aponta que os Gêneros são os textos que encontramos na nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais,.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com