TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem E Comunicação

Casos: Linguagem E Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

1- Identifique o tipo de linguagem usada nos textos a seguir. Se houver mais de um tipo, tecer um comentário a respeito de cada uma delas:

Texto A: Linguagem não verbal, as cores indicadas pelo semáforo são as que comandam o transito, com isso comanda a vida de todos nos nas ruas, como a do pedestre e a de motoristas em geral.

Texto B: Linguagem não verbal, a foto mostra uma mímica, e a expressão do rosto do ator tem um significado, que indica uma mensagem.

Texto C: Linguagem mista, aonde se encontra a linguagem verbal e não verbal há palavras e figuras.

Texto D: Linguagem verbal, aonde se tem palavras.

Texto E: Linguagem não verbal é uma pintura, e cada pessoa vai analisar essa pintura, tirando uma mensagem.

Texto F: Linguagem não verbal, é uma placa de transito, aonde indica ao motorista que logo a frente terá curvas.

2- Faça uma abordagem sobre as três concepções de linguagem.

a. a linguagem é a expressão do pensamento: esta concepção ilumina, basicamente, os estudos tradicionais. Se concebemos a linguagem como tal, somos levados a afirmações – correntes – de que pessoas que não conseguem se expressar não pensam.

b. a linguagem é instrumento de comunicação: esta concepção está ligada à teoria da comunicação e vê língua como código (conjunto de signos que se combinam segundo regras) capaz de transmitir ao receptador certa mensagem. Em livros didáticos, esta é a concepção confessada nas instruções ao professor, nas introduções, nos títulos, embora, em geral, seja abandonada nos exercícios gramaticais.

c. a linguagem é uma forma de interação: mais do que possibilitar uma transmissão de informação de um emissor de um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana: por meio dela, o sujeito que fala pratica ações que não conseguiria praticar a não ser falando.Com ele, o falante age sobre o ouvinte, constituindo compromissos e vínculos que não preexistiam antes da fala.

3- Conceitue e dê exemplos de linguagem verbal e não verbal.

Linguagem verbal: Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita, dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano.

Linguagem não verbal: não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.

Imagem indicativa de “Silêncio”.

Este sinal demonstra que é proibido fumar em um determinado local.

4- O que é ler?

Ler não é só codificar e decodificar palavras. É antes de tudo construir sentidos para o que se lê. É por isto, que muitas vezes o “leitor” não consegue obter informações num texto lido. Para obter estas informações e, consequentemente, construir sentidos, é preciso considerar os conhecimentos prévios que o leitor possui sobre o assunto e a interação com o suporte de suporte de leitura.

5- O que é necessário para formar bons leitores? Exemplifique.

O gosto pela leitura esta associado aos estímulos que se proporciona a uma criança. O ambiente escolar é de fundamental importância no desenvolvimento do gosto pela leitura uma vez que muitos alunos não trazem o hábito da leitura de casa.

Para incentivar o gosto pela leitura é necessário:

● Promover o convívio diário com livros e histórias;

● Valorização da leitura;

● Permitir que as crianças tenham acesso a um acervo de qualidade;

● Horário para ler;

● Promover um ambiente de segurança emocional para que a leitura seja prazerosa, sem cobranças;

● Dar aos alunos oportunidades para se expressarem sobre o que leu.

6- Elabore um resumo, destacando as características do texto literário e do texto não literário.

Para perceber se um texto é ou não literário, é preciso analisar sua função predominante, isto é, qual é seu objetivo principal. Se este for informar algo de modo objetivo, de acordo com os conhecimentos que se tem da realidade exterior, ou se tiver um compromisso com a verdade científica, o texto não é literário, mesmo que, ao elaborar a linguagem, seu autor tenha feito uso de figuras de estilo, utilizado recursos estilísticos de expressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com