TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Juridica

Dissertações: Linguagem Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

JORNAL DA TARDE, 16 de maio de 2011 |

‘Não cometi erro’, diz autora de livro com erros do MEC

Antes de chegar a 484.195 alunos do País por intermédio do Ministério da Educação (MEC), o livro Por uma Vida Melhor, que defende que a forma de falar não precisa seguir a norma culta, foi aprovado por uma comissão formada por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Por causa disso, a obra, da Coleção Viver e Aprender, foi alvo de polêmica, conforme revelou o Jornal da Tarde na sexta-feira passada.

Escrito por Heloísa Cerri Ramos, o livro afirma que o uso da língua popular – ainda que com seus erros gramaticais – é válido para estabelecer comunicação. “Você pode estar se perguntando: ‘Mas eu posso falar os livro?’ Claro que pode”, diz um dos trechos. Por uma Vida Melhor diz que, caso deixem de usar a norma culta, os alunos podem sofrer “preconceito linguístico”.

O MEC não comenta o mérito do livro – ressalta que coube a docentes da UFRN aprovar a obra e a cada escola a decisão de adotá-la ou não (leia mais abaixo). Em entrevista à reportagem, a autora comenta o assunto:

Foi um mal entendido?

Pegaram uma frase sem contexto. Dentro do capítulo que trata de concordância nominal e verbal, explico que, na língua oral, quando se diz “os livro é popular”, entende-se que é plural. Mas, na verdade, acho que houve falta de aceitação. A mídia diz que a escola não produz aprendizagem, mas quando se mostra um aspecto pedagógico ou didático, ela tem posição conservadora, trata com ironia.

A discussão, então, é antiga?

Há pelo menos 30 anos se fala disso entre os que se preocupam em democratizar o ensino. Talvez em um tempo em que só a elite ia para escola, a norma culta bastasse. Hoje, com o acesso da classe popular, a formação tem de ser mais ampla. Nosso livro é direcionado ao ensino de jovens e adultos. Foi feito para aquele que pode ter sido discriminado por falar errado. Não defendo uma escola que fique parada na linguagem popular. Com o aprendizado, o estudante se vê como um falante da sua língua e sabe que, sem a norma culta, não terá acesso a bens culturais e conhecimentos científicos.

O espanto, então, é por que você escreveu, colocou no papel, o que já se discute há tempos?

Sim. Acho que nenhum livro didático falou diretamente disso. Nosso livro tem a linguagem voltada para o aluno. Por isso, explicito essa questão da concordância. Recebi elogios de colegas. Muitos deles disseram que eu fui corajosa.

E como é receber críticas de professores e de membros da Academia Brasileira de Letras?

Estou muito tranquila. Não cometi nenhum erro conceitual. O livro é fruto da minha carreira. O que eu escrevi, já havia praticado com meus alunos. E o livro também recebeu pareceres antes da publicação. Os outros dois autores da coleção e eu sempre falamos: se ninguém quiser os nossos livros, nós queremos.

CONCLUSÃO

Em sua defesa, Heloísa Cerri Ramos, a autora deste livro de português, destinado a estudantes crianças e adultos, “defende que a forma de falar não precisa seguir a norma culta”, e caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com