TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Total

Monografias: Linguagem Total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  682 Visualizações

Linguagem Total

Também conhecido como “Whale Language” a linguagem total, foi criada pelos linguistas Keneth e Yetta Goodman, tem como principal tese a ideia de que se aprende lendo e que, portanto a utilização de imagens e sons deve ser evitada. Por este método, o professor apresenta textos para os alunos e os lê em voz alta, fazendo com que os estudantes acompanhem. A partir daí, a criança começa a conhecer a linguagem escrita, aprendendo as palavras, as sílabas e as letras. Sem utilizar cartilhas, este método que foi bastante disseminado nos Estados Unidos, teve como principal critica, a falta de questões relacionadas à compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita é a aprendizagem do valor sonoro do alfabeto.

Embora em menor escala, este método ainda é utilizado em estabelecimentos alternativos no Brasil.

Metodologia: O projeto aplica-se a algumas concepções como a de Piaget na qual o método desenvolve a criança, absorve o teor do aprendizado por meio de um processo natural de apreensão do conhecimento, depois a criança estrutura os dados recebidos, a conquista do saber se realiza, como resultado de harmonização e a acomodação no processo de adaptação.

Já Wallon fundou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a efetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Para Vygotsky e que o aluno possa proporciona aquisições de novas habilidades no desenvolvimento do conhecimento.

Avaliação Diagnóstica: tem como base em relação da aprendizagem da criança e seu desenvolvimento em diversas áreas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com