TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Medieval

Ensaios: Literatura Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

1.) O Trovadorismo é a primeira escola do quadro literário, se caracteriza como um estilo de época, o qual se manifestou na Idade Média, durante o período feudalismo. Faça uma pesquisa sobre o feudalismo. Lembrando, é claro, de destacar os pontos mais importantes.

R: O feudalismo teve inicio no seculo V com as invasões germanicas, sua economia era baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. A Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder e aumentar suas terras. A educação era voltada apenas para a nobreza, marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. A arte medieval também era marcada pela religião, com pintura retratando passagens da biblia, e ensinamentos religiosos.

2.) Como é o estilo da arquitetura no Trovadorismo?

R: O estilo da arquitetura no Trovadorismo era o estilo gótico que predominava, através da construção de grandes catedrais, projetadas para o alto, à semelhança de mãos em prece tentando tocar o céu.

3.) Qual a origem da palavra cantiga?

R:A cantiga deu origem na epoca do trovadorismo, também conhecido como o primeiro movimento literário da língua portuguesa.

4.) Quais os tipos de cantigas Tovadorescas? Detalhe cada uma delas.

R Havia dois tipos de cantigas, a cantiga lírico-amorosa, subdividida em:

cantiga de amor e cantiga de amigo.

E a cantiga satírica, que podia ser de escárnio ou de maldizer.

Cantiga de amor:

Quem fala no poema é um homem, dirindo-se a uma mulher da nobreza, geralmente casada. Esse amor se torna impossivel pela situação da mulher. Ele cultiva esse amor sem segredo, sem revelar o nome da dama, que nem sabe dos sentimentos amorosos do trovador. Ele a coloca num plano elevadíssimo, ideal. Nesse tipo de cantiga há a presença de refrão que insiste na idéia central, exaltando um amor sem correspondência.

Cantiga de Amigo:

O trovador coloca como personagem central uma mulher solteira, da classe popular. Ela canta a ausência do amigo (amado, namorado) que está afastado a serviço. Nesse tipo de poema, a moça e desabafa seus sentimentos de amor com pessoas próximas a ela ou até mesmo, árvores, fontes, o mar, os rios, etc. É de caráter narrativo e descritivo.

Cantiga Satírica

Esse tipo de cantiga procurava satirizar pessoas e costumes da época. Alguns poetas, em seus ataques agressivos, chegavam a utilizar uma linguagem muito inapropriada.

6.) O que representou a “Cantiga da Ribeirinha” no Trovadorismo?

R: O marco inicial do Trovadorismo foi com a “Cantiga da Ribeirinha”, escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa, vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.

7.) O que são cancioneiros? Quais os principais da época trovadoresca?

R: Cancioneiro é o nome que se dá a qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas, românticos, contemporâneos etc.

Mas os principais da epóca trovadoresca eram os românticos.

8.) O que é Teocentrismo e o que isso implica no Trovadorismo?

R: Teocentrismo é a filosofia ou doutrina que considera Deus o fundamento de toda a ordem no mundo. A mentalidade da época baseada no teocentrismo serviu como base para a estrutura da cantiga de amigo, em que o amor espiritual e inatingível é retratado. As cantigas, primeiramente destinadas ao canto, foram depois manuscritas em cadernos de apontamentos, que mais tarde foram postas em coletâneas de canções chamadas Cancioneiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com