TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Literatura

Artigo: Trabalho De Literatura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 2

 Introdução

Começamos este trabalho com a certeza de que muito aprenderemos... Queremos com este mostrar um pouco sobre o movimento do Modernismo com enfoque nos principais artistas que deram inicio a este movimento, mostrar como surgiu o movimento, como expandiu, uma breve historia da vida de cada artista escolhido e suas obras. Ao mesmo tempo em que vamos fazer nossas pesquisas temos a certeza de que durante esse processo vamos assimilar com clareza ainda maior nossos estudos feitos em sala de aula. Pois bem, vamos agora ao nosso trabalho...

 Desenvolvimento

Obs.: Dividimos basicamente em duas partes; características e autores (biografia, obras)

 Características

Uma das maiores e mais importantes características do modernismo com certeza é a liberdade de expressão (...). A importância maior das vanguardas residiu no triunfo de uma concepção inteiramente libertária da criação artística. O pintor, o escritor ou o músico não precisam se guiar por outras leis que não as de sua própria interioridade e de seu próprio arbítrio.

A liberdade só poderá ser cerceada por regimes autoritários que proibirem a circulação dos objetos artísticos. Em resumo, todas as normas foram abolidas. Poética, de Manuel Bandeira, é um manifesto dessa nova postura, com seu célebre verso final:

“Não quero mais saber de lirismo que não é libertação.”

Outras características que também são importantes são o nacionalismo, os temas do cotidiano (urbanos), a linguagem com humor, como já dissemos a liberdade no uso de palavras e textos diretos.

 Autores

Mário de Andrade (1893-1945) foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador e crítico de arte e fotógrafo brasileiro.

Nascido em São Paulo no ano de 1893, Mário Raul de Morais Andrade começou sua carreira artística dedicando-se à arte musical: formado em Música no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde seria mais tarde professor de História de Música.

Seu contato com a literatura começa também bem cedo, através de críticas de arte que Mário escrevia para jornais e revistas. Em 1917 publica seu primeiro livro, sob o pseudônimo de Mário Sobral: Há uma Gota de Sangue em Cada Poema. Um dos principais participantes da Semana de Arte Moderna em 1922 respirou como ninguém os ares do novo movimento, vindo a publicar Paulicéia Desvairada (1922), o primeiro livro de poesias do Modernismo.

Lecionou por algum tempo na Universidade do Distrito Federal e exerceu vários cargos públicos ligados à cultura, de onde sobressaía sua faceta de importante pesquisador do folclore brasileiro (incorporando-o inclusive em suas obras). Teve ainda participação importante nas principais revistas de caráter Modernista: "Klaxon", "Estética", "Terra Roxa e Outras Terras".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com