TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Longividade Na Sua Vida Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Longividade Na Sua Vida Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Ao ler a web aula e o capítulo 08 do livro: português instrumental para curso de direito, pude observar que ambos os textos quer apresentar ao aluno, futuro profissional na área jurídica a importância de se utilizar bem as modalidades de textos em suas peças processuais, com o intuito de defender seus clientes e de resolver conflitos de forma ética, moral e justa. Cabendo a cada um dos profissionais jurídicos saber utilizar de forma sucinta, objetiva e precisa com o intuito de alcançar uma logica no seu raciocínio.

Na web aula 01 o autor do texto, tenta passar expor o assunto de forma mais objetiva e direta para o aluno. O autor atentou mais para a argumentação jurídica, mostrando sua importância para expressá-la de forma correta uma interpretação do Direito.

O autor destaca assim: “A argumentação jurídica caracteriza-se, especialmente, por servir de instrumento para expressar a interpretação sobre uma questão do Direito, que se desenvolve em um determinado contexto espacial e temporal. Ao operar a interpretação, impõe-se considerar esses contextos, ater-se aos fatos, às provas e aos indícios extraídos do caso concreto e sustentá-la nos limites impostos pelas fontes do Direito.”. 1 [grifo nosso]. Diante disso o autor quer que internalizemos a importância de interpretar bem o contexto do litigio, para que seja feita uma analise minuciosa e precisa da situação para se seja feita uma posterior sustentação de forma imparcial e justa, dentro dos princípios que nos norteiam.

Por fim, o autor destaca que para ter um bom texto argumentativo deve o profissional jurídico ser possuidor de uma boa narração, com isso terá uma explanação dos fatos do litigio para que sua argumentação tenha base para a defesa de sua tese e não seja refutada. Conforme apresentada pelo autor na Web Aula 01: “Resumidamente, um profissional do Direito deve recorrer ao texto argumentativo para defender seu ponto de vista, mas para o sucesso dessa tarefa, precisa ter, antes, uma boa narração, na qual foram expostos os fatos de maior relevância sobre o conflito debatido.”. 2 [grifo nosso]

Já no capítulo 08 do livro, o autor trata o assunto com mais minucia, trazendo de forma mais pratica a explanação dos assuntos, o que proporciona o leitor uma maior interpretação do tema. Coube aos autores do livro trazer uma descrição resumida de cada modalidade textual e sua aplicabilidade na vida do profissional do direito.

O autor evidência muito em seu texto a importância da técnica e da objetividade nos textos forenses, devendo o profissional ser seleto e operante no que tange as técnicas e fatos para a construção de um raciocínio lógico sem deixar de ser objetivo e eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com