TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA

Tese: METODOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Tese  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Em matéria veiculada pela Agência FAPESP (11/09/2013) Toledo destaca a inovação introduzida pela Revista PLoS One no universo acadêmico. Criada em 2006, a revista possui acesso livre, publica artigos de todos os campos da ciência e da medicina. Seu caráter inovador pauta-se pela democratização do acesso aos resultados das pesquisas (ao maior número de pessoas, no menor tempo possível) e à transferência do papel de julgamento da relevância dos artigos publicados à comunidade científica. A aceitação pelos pares é revelada pela demanda diária: recebe cerca de 200 artigos e publica 140 trabalhos por dia.

Os requisitos que pautam a análise dos artigos submetidos nesse periódico são destacados a seguir:

• consistência do ponto de vista ético (padrão internacional) e científico;

• apresentar um conhecimento novo para a área;

• contar com experimentos, estatísticas e análises de alto nível técnico;

• reunir descrição detalhada dos dados que permita sua reprodução por qualquer interessado;

• não ter sido publicado anteriormente;

• ser redigido em língua inglesa.

De acordo com a matéria, os artigos rejeitados apresentam problemas fundamentais de metodologia ou de interpretação dos resultados, tais como amostras insuficientes, falta de força estatística nos resultados ou técnica inapropriada de análise.

TOLEDO, Karina. Transformando a comunicação científica. Agência FAPESP, 11/09/2013. Disponível em <http://agencia.fapesp.br/17851> acesso em: 18/09/2013.

Nos requisitos para a publicação de artigos na Revista PLoS One destaca-se a orientação da descrição detalhada dos dados da pesquisa que permita sua reprodução por qualquer interessado. De acordo com o material referencial da disciplina essa reprodução é possível, pois o conhecimento científico é produzido a partir de uma metodologia que permite que se chegue às mesmas conclusões quando reproduzido nas mesmas condições. Tal fator constitui uma das principais características do conhecimento científico, diferenciando-o do conhecimento empírico (senso comum). Assinale a alternativa errada sobre as características do conhecimento empírico:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com