TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE PESQISA EM EDUCAÇÃO

Ensaios: METODOLOGIA DE PESQISA EM EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 3

1. Elabore um texto de 15 linhas, no mínimo, discorrendo sobre qual DOUTRINA FILOSÓFICA você se identifica e por quê? (0,75)

R.: Existencialismo,porque traz a idéia da própria existência do ser humano ,sua essência sua vida eo pensamento ,onde o mesmo tem a opção de escolha de decisão.

Esta linha de pensamento filosófico afirma que a experiência pessoal do ser humano segundo suas próprias convicção naquilo que acredito, são fatores importantes e primordiais para se chegar a verdade com liberdade de escolher entre o certo e o errado.

Pontua que os temas mais importantes da vida não são acessíveis à razão e a ciência,cada ser humano tem sua natureza mutável e faz suas escolhas de acordo com cada situação.

2. Segundo Martins (2005), há duas maneiras de conhecer a realidade: cite as mesmas e discorra sobre elas. (0,75)

R.: A Intuitiva:obtida por meio das impressões sensoriais que levavam a intuir os fatos reais exteriores ou os dos espíritos ,sem auxililio do raciocínio a ter idéia ou noções deles.Por exemplo: ao vermos uma construção dizemos ‘‘isto é um edifíficio, é verde, é de oito andares’’.

A Racional ou Conceptual: resultado lógico da operação da mente e não determina e nem especifica a realidade.por exemplo: diante do mesmo prédio podemos dizer: ‘‘este edifício é grande e tem muitos escritórios ou apartamentos’’

3. Faça um resumo de no máximo 20 linhas sobre a HISTÓRIA do MÉTODO CIENTÍFICO. (1,0)

R.: A origem do método ciêntifico remonta à Grécia clássica, quando ocorreu o nascimento da dialética. Abusca da verdade fazia-se por intermédio da formulação de uma primeira questão geral, relacionada à conceituação do tema ou fato, motivo principal do diálago .uma vez obtida a resposta, fazia-se um novo questionamento, com base no conteúdo da primeira resposta. Assim se sucedia uma série de novas perguntas até que se atingisse a verdade. Na realidade, a dialética foi uma precursora da lógica. A concepção de Roger constitui uma antecipação do método experimental, ao valorizar o papel da experiência na elaboração da ciência. Só no século XVII os métodos gregos começaram a sofrer alterações no Ocidente, pelas idéias do renascimento que viam no homem um ser criador e questionador dos fenômenos naturais. Coube ao físico italiano Galileu Galilei inaugurar o método hipotético-educativo. Esta consciência da necessidade de duvidar conduz à consciência de nossa existência, expressa na frase célebre: "Cogito, ergo sum (penso, logo existo)". Mais tarde, no século XIX, o fisiologista francês Claude Bernard, com base em suas experiências, transformou a fisiologia em uma ciência experimental e criou as modernas bases do método experimental, segundo o qual se deve abandonar o estudo da essência dos fenômenos - a procura do "porquê" - para ocupar-se exclusivamente das condições de sua existência - a procura do "como" - visando explicar como os fenômenos ocorrem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com