TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Machado De Assis Resenha

Pesquisas Acadêmicas: Machado De Assis Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

• Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 21/6/1839, filho de uma família muito pobre. Mulato e vítima de preconceito, perdeu na infância sua mãe e foi criado pela madrasta. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor. Suas obras podem ser divididas em duas fases: Na primeira fase ( romântica) os personagens possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Desta fase destacas se seguintes obras: Ressurreição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878). Na Segunda Fase ( realista ), Machado de Assis fala sobre questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destaca-se as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908) eo Alienista.

• Helena (1876)

• Personagens

Helena - Protagonista.

Estácio - Suposto irmão de Helena.

Conselheiro Vale - Pai adotivo de Helena (o qual deixa-lhe a herança).

D. Úrsula - Irmã de Conselheiro Vale.

Eugênia – Noiva de Estácio

Dr. Camargo - Pai de Eugênia e amigo da família.

Padre Melchior - Amigo e confessor de Estácio.

Mendonça - Amigo de Estácio.

Ângela - Mãe de Helena.

Salvador - Legítimo pai de Helena.

Conselheiro Vale era um homem rico, e tinha um caso amoroso com uma mulher que havia migrado do Rio Grande do Sul, ela tinha uma filha, Helena, A qual ele adorava como sendo sua. Conselheiro Vale morre, e em seu testamento ele alegava que Helena era sua filha e que ela devia tomar seu lugar na família, todos acreditam nisso, porém Helena sabe que não é verdadeiramente sua filha, mas na sua vontade de ser aceita socialmente acaba aceitando isso. D. Úrsula,reage com um certo preconceito à chegada de Helena, mas no decorrer da história ela vai ganhando o carinho de D. Úrsula, Estácio, como bom filho que era, e faz a vontade do pai sem questionar nada. Dr. Camargo, acha aquilo um absurdo, já que ele queria casar sua filha, Eugênia, com Estácio para que eles se tornassem ricos às custas do dinheiro de Estácio, e mais um herdeiro só iria diminuir a parte da herança de Estácio. Helena toma seu lugar na família como uma mulher de fibra, uma verdadeira dona de casa, cuida muito bem de sua nova família, dirige a casa melhor do que D. Úrsula o fazia, e impressiona não só a família como toda a sociedade em geral, porque além de ser uma mulher equilibrada como poucas que existiam, era linda, sensível e rica. Em um dia, Estácio e ela saíram em uma cavalgada. Quando passaram por uma casinha simples onde uma bandeira azul enfeitava o telhado, Helena buscou saber quem morava ali, mas não teve sucesso, e assim eles voltaram para casa. Eles seguiam a vida. Estácio vinha já há algum tempo planejando pedir a mão de Eugênia, filha de Dr. Camargo, em casamento. Helena encorajava-o, mas ele não tomava atitude. Foi também nesses tempos que Estácio viu Helena receber uma carta que lhe despertou um grande interesse, pensava que a irmã vivia um romance e a idéia não lhe agradava. Foi por essa curiosidade que arrancou dela uma confissão: amava a alguém e amava muito.

No aniversário de Estácio, Helena deu a ele um quadro onde pintara o caminho que fizeram naquela primeira cavalgada e a casa da bandeira azul, mas mais tarde a presença daquela casa perturbou Estácio. À noite foi oferecido um baile a ele. Já quase no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com