TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha machado de assis o oraculo

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 2

Machado de Assis, O Oráculo, Jornal Das Famílias, 1886, 6, 1.

Machado de Assis um dos mais importantes escritores Brasileiro. Nasceu no

Rio De Janeiro em 21/06/1839 e morreu de câncer em 29/09/1908, um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e primeiro presidente. Podemos dividir sua obras em duas fases : Romantica (Ressureicão-1872) e Realista (Dom Casmurro-1900) alem de diversos poemas e crônicas.

Leonardo, homem mesmo azarado em seus negócios e em sua vida amorosa, ainda tinha esperança na provindência. Resolveu viajar para o norte, o negociante Atanasio B, que deu-lhe um emprego e um lugar na família, Atanasio B. era pai de Cecília B. que procurava um marido após o pai ter recusado seu amado Henrique Paes. Mesmo não apaixonado por ela, Leonardo tinha outros motivos para pedi-la em casamento. Cecilia B. que ainda estava apaixonada por Henrique Paes, sentindo-se pressionada, decidiu ganhar tempo inventando uma consulta com o oráculo, que na verdade era seu amado.E mais uma vez para azar na vida de Leonardo, ela já havia se casado. Após 15 dias, Atanasio B. morre de congestão e sem deixar nada a Leonardo a não ser o salário dos dias trabalhados.

A tristeza foi tanta que deu seu dinheiro a um mendigo e matou. Se atirou ao mar na praia de Icaraí.

Portanto Leonardo viu-se em uma situação tão triste e pensou que a única saída era a morte. Devo acrescentar que ele não era tão azarado por conseguir morrer, mesmo sendo uma medida muito radical pois para tudo ha uma saída alternativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com