TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metafora

Resenha: Metafora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Metáfora

Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego ondemetaphorá significa "mudança" e "transposição".

Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.

A metáfora costuma ser muito usada na linguagem diária pelas pessoas, mesmo não sendo intencional. Muitas pessoas não querem ou não conseguem expressar o que realmente pretendem falar, assim, acabam usando uma metáfora onde o seu real significado fica subentendido.

Veja alguns exemplos de metáforas:

Eu estou sempre dando murro em ponta de faca.

Eu carrego o mundo nos meus ombros.

Os jogadores já estão preparados e estão no gramado que é um lindo tapete verde.

Metáfora é um termo muito utilizado no dia-a-dia. A metáfora é importantíssima na comunicação humana. Seriamente praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metafóra. Uma pesquisa recente demonstra que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto. Muitas vezes as pessoas não querem ou não conseguem expressar o que realmente sentem. Então falam frases por metáforas onde seu significado fica subentendido.

Exemplo de uma metáfora (caso 1) e uma comparação (caso 2):

1- Seus olhos são como luzes brilhantes. (Uso da palavra COMO, demonstrando claramente uma comparação)

2-Seus olhos são luzes brilhantes. (Neste caso não é mais usado o COMO, apenas percebe-se um sentido simbólico)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com