TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metáfora e metonímia

Seminário: Metáfora e metonímia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Metáfora e Metonímia. São linguagens que são englobadas no dia-dia

A metáfora é basicamente relação de similaridades, pressupõe um processo de comparação, o uso da metáfora e tão frequente na linguagem, através da mesma compreendemos varias mensagens.achei interessante esse exemplo na propagada de um banco: prefere perde de vista ou sonhar a prazo. Isso reforça a tese de que a metáfora estar presente e faz parte de contextos do cotidiano, pois temos que interpreta os sentidos das palavras.

Metonímia é opção de troca de palavras, para designar algum objeto no sentido amplo, onde é mantida uma relação de substituição, ex quando se troca a marca pelo produto( me empresta um durex) é isso é habitual, pois as pessoas não percebem outro exemplo é o leite condesado onde as pessoas dizem que é leite moça.

A ironia é pensamento usado com um sentido que se distancia do literal, ou seja é uma conotação de crítica. Um exemplo; ele me amou apenas uma semana e um dia, onde verifica-se depreciação, pois ninguem durante uma semana e um dia

A metáfora é um tipo de associação que pressupõe uma comparação implícita. Ex. A noite é uma enorme esfinge de granito. Em outras palavras, a noite é escura. O termo em destaque representa uma metáfora. A metonímia também é um processo associativo, contudo, nela, há mais que uma comparação implícita, há a substituição de um termo por outro. Como você bem revela em seu exemplo. A ironia conta com a sofisticação do interlocutor e com o contexto para que seja revelado o sentido "profundo" que subjaz ao discurso aparente. Ex. A expressão " Muito bonito, rapaz!!!" pode significar um elogio ou uma repreensão, o sentido dependerá do contexto.

Situação 1: Um jovem socorrendo um idoso. Alguém observa a cena e diz: " Muito bonito, rapaz!!".

Situação 2: Um jovem diz aos pais que vai estudar com um colega e é surpreendido por eles, na praia, surfando. O pai diz: " Muito bonito, rapaz!!!".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com