TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Dos Anos Iniciais

Ensaios: Metodo Dos Anos Iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

Método de ensino são as ações do professor pelos quais organizam suas atividades de ensino para atingir os objetivos, ou seja, é o modo pelo qual se realiza a transmissão de uma forma específica e organizada dos conhecimentos para se atingir metas e objetivos. .

Métodos expositivos é um importante meio de obter conhecimentos, mais para que isso ocorra é imprescindível que o professor estimule o aluno a pensar. Pois através da diversidade para interrogar os alunos sobre determinados temas se torna um exercício útil para desenvolver a relação entre o pensamento e a linguagem.

Através destes métodos podemos trabalhar ilustrações com recurso de slides para que o aluno desenvolva a capacidade de concentração e de observação.

Métodos ativos parte do conceito que o aluno aprende basicamente por meio de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, comparando, comprovando, classificando, ele se torna um sujeito ativo, e não apenas decorando conteúdos

Através deste método podemos trabalhar conceitos de sociedade, respeito e educação adaptando o conteúdo de uma forma mais significativa para o aluno.

2. O que é um método ativo?

É o método pelo qual o aluno deve reconstruir e reinventar, os conteúdos ensinados em sala de aula e não apenas decorar.

Todo o processo de ensino deve estar ligado a experimentação por parte do aluno, desta forma se torna um sujeito ativo, comparando, excluindo, ordenando, categorizando, classificando, comprovando, realizando algo materialmente.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

A aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem, onde uma nova informação se relaciona, de maneira subjetiva, ou seja, os novos conhecimentos que se adquirem se relacionam com o conhecimento prévio que o aluno possui.

A aprendizagem significativa facilita a compreensão das novas informações, dando significado real ao conhecimento adquirido, desta forma a partir de um conceito geral, o aluno pode construir e ligar com novos conceitos.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

Conhecimentos prévios é tudo aquilo que o aluno já conhece sobre determinado assunto, deve ser considerados a medida que estes entram em ação durante a atividade, permitem realizar o contato inicial com o novo conteúdo, e são fundamentais par a construção de novos significados.

O conhecimento prévio e extremamente valioso, pois é adquirido pela sua vivência antes mesmo de entrar na escola, isso permite que o aluno aprenda com mais facilidade.

Problematização é promover a discussão prévia sobre o tema, selecionar as principais interrogações levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo.

1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?

Interdisciplinaridade tem por objetivo investigar a constituição dos sentidos e a importância de sua inserção na construção do conhecimento em sala de aula.

Ciência: a importância da água para os seres vivos, ciclo da água.

Português produção de texto e frases sobre a água buscando desenvolver a conscientização do desperdício.

Matemática: consumo de água da família de cada criança, fazendo a leitura de contas de água, unidade de medidas em litros.

Geografia: quais são os rios que abastecem nossa cidade, pesquisar textos diversificados.

*Objetivos:

• Colaborar com a preservação e economia deste bem Natural: A Água;

• Analisar o grande prejuízo que a população terá como a escassez da água.

• Despertar a consciência Ecológica.

• Criar um momento de reflexão, conscientização sobre a necessidade de economizar Água;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com