TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Seminário: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Na unidade anterior demos início ao tema principal desta disciplina: a pesquisa científica. Agora, na unidade II, vamos aprender a elaborar um projeto de pesquisa e como justifica-lo, ou seja, como dar base e sustentação teórica para o nosso trabalho (acesse o conteúdo referencial clicando aqui). Acesse também o objeto de aprendizagem que apresentará o mesmo material do conteúdo referencial, só que de forma mais dinâmica e visual, clique aqui para acessar. Você pode acessar também os mapas conceituais sobre esta unidade: Definindo a Pesquisa. Para ouvir o PODCAST referente a esta unidade clique aqui. Assista ao vídeo que resume o conteúdo desta unidade de maneira didática e concisa (clique aqui). Você também pode participar da atividade complementar presente na ferramenta Wiki clicando aqui.

A palavra "pesquisa" é um vocábulo muito comum no cotidiano das pessoas. Usamos este termo para delimitar, praticamente, qualquer ação que intencionamos realizar. Por exemplo, já ouvimos falar em pesquisa de mercado, pesquisa de opinião, pesquisa de satisfação, pesquisa de campo, uma simples pesquisa de preço no supermercado, entre outras. Com o advento da internet, em meados dos anos 90, o termo pesquisa se popularizou ainda mais após a criação de sites de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc.), que nada mais são do que bancos de dados imensos com informações sobre quase todo tipo de conteúdo presente em outros sites.

Mas, afinal, o que é pesquisa? Pode-se dizer que pesquisar é perceber que existe um tema que nos agrade ou um problema teórico ou prático a ser resolvido. Assim, o trabalho do pesquisador é identificar um problema em seu meio, é pensar que a situação poderia ser melhor compreendida ou resolvida se fossem encontradas explicações ou soluções para ela, ou outras soluções e outras explicações para o mesmo problema.

Normalmente já temos alguma ideia a respeito das possíveis explicações ou soluções sobre um determinado tema a ser abordado, pois, ao iniciar a pesquisa, partimos sempre de alguma hipótese, certa ou errada, em direção a um objetivo. No decorrer do trabalho devemos ter o cuidado de verificar se elas (as hipóteses) são válidas ou não por meio de testes para que se possa tirar conclusões apropriadas a partir das observações feitas durante o processo.

Desse modo, a pesquisa científica distingue-se das outras formas de pesquisa por seus métodos, suas técnicas, por estar voltada para a realidade empírica e pela forma de comunicar os resultados obtidos. Já está disponível o link da gravação da última Web Conferência realizada pela professora Sênia no dia 06/09, sobre as unidades 1 e 2. Para acessá-la clique aqui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com