TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Casos: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  2.314 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

Conforme João Ildebrando Bocchi (“Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004), “método designa um caminho pelo qual se obtém um certo resultado. Pode designar também um conjunto de procedimentos e de regras utilizadas para atingir um objetivo desejado”. (p. 54)

Se o objetivo for o de efetuar redação de um texto:

a.

É necessário expressar-se necessariamente de forma racional e lógica.

b.

É imprescindível a realização de um rascunho da redação final.

c.

Não há necessidade de preocupar-se com o tipo de letra a ser utilizada, mesmo com o advento da informática e da digitação.

d.

Na falta de palavras para expressar a lógica da comunicação, o melhor recurso a ser utilizado são as ilustrações como substituição ao texto.

e.

Sua clareza deve aparecer por naturalidade, independente da apresentação inicial dos objetivos que o texto pretende atingir.

0,5 pontos

Pergunta 2

Sobre os trabalhos científicos, considere, inicialmente, as assertivas propostas e responda ao solicitado.

I – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador reproduzir as experiências e obter resultados descritos, com a mesma precisão e sem ultrapassar a margem de erro indicada pelo autor.

II – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador repetir observações e julgar as conclusões do autor.

III – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador verificar a exatidão das análises e das deduções que permitiram ao autor chegar às conclusões.

A partir da avaliação, indique a alternativa correta.

a.

Todas as assertivas estão corretas.

b.

Todas as assertivas estão corretas, exceto a III

c.

Todas as assertivas estão corretas, exceto a II.

d.

Todas as assertivas estão corretas, exceto a I.

e.

Todas as assertivas estão incorretas.

0,5 pontos

Pergunta 3

Tomando a própria pesquisa científica como diálogo, é correto afirmar que:

a.

A curiosidade não faz parte da pesquisa, pois a tornaria frívola, cosmética.

b.

A pesquisa é diálogo e comunicação, alertando-se para que não seja procurada no dia a dia, pois é uma atividade social de cunho eminentemente erudito.

c.

A pesquisa é igual à comunicação, mas não ao diálogo.

d.

Diálogo e comunicação anulam-se, sendo fundamental o recurso à metodologia.

e.

A pesquisa pode ter função emancipatória (dimensão política), sem abrir mão de preocupações formais (dimensão metodológica).

0,5 pontos

Pergunta 4

Texto 2

“A ciência se transformou num trabalho regulado por uma série de passos que devem ser cuidadosamente seguidos para que os resultados apareçam com um grau aceitável de segurança. Esses passos representam o método científico. A ciência moderna exige instrumentos muito precisos de observação (de microscópios eletrônicos a telescópios superpotentes), medida e datação que permitam aos cientistas coletar dados para suas pesquisas cada vez mais complexas. Mas também exige, por parte dos cientistas, uma boa dose de ousadia para ir buscar informações onde quer que se escondam. [...] Na Era dos Extremos, a pesquisa científica torna-se uma atividade cada vez mais especializada e solitária. Solitária porque a maior parte das perguntas que poderiam gerar interesse para o grande público já foi respondida. Alguém ainda duvida, por exemplo, que o homem é parente do macaco? Ou que a gravidade atrai os corpos? Por isso, o cientista de hoje tem que escolher entre dois caminhos: ou se interna num laboratório de pesquisa avançada, como são os que estudam partículas elementares da matéria, abraçando complexos modelos teóricos; ou, então, sai pelo mundo, feito um aventureiro, em busca dos poucos lugares do nosso planeta (e de outros também) que ainda não foram estudados.” (disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/conhecimento-era-extremos-442671.shtml >. Acesso em: 24 de março de 2012)

Considerando os textos apresentados, analise as afirmativas:

I - A Ciência tem pouco a avançar, se levarmos em conta a sua história e sua evolução.

II - Os cientistas só podem fazer a ciência avançar se investigarem algo antes nunca investigado.

III - O trabalho de pesquisa requer conhecimento e domínio técnico: esses são requisitos básicos para que novas perguntas possam ser feitas e para que a Ciência possa se desenvolver.

Está correto apenas o que se afirma em:

a.

I.

b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com